< Voltar

CONSELHEIRO DO CNE FAZ PALESTRA AOS DOCENTES DA UNINGÁ EM MARINGÁ

31 de julho de 2015

No último dia 31/07, o Prof. Dr. Paulo Monteiro Vieira Braga Barone, Conselheiro da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação (2004-2012, 2014-2018), ex-Presidente da Câmara (2008-2010), proferiu a palestra intitulada “INDICADORES DE QUALIDADE DO ENSINO SUPERIOR E O MEC” durante as atividades do Programa Permanente de Capacitação Docente da Uningá.

O Palestrante enfocou importantes aspectos relacionados à necessidade de constate aprimoramento e atualização da atividade docente, com vistas a atender ao alunado dos tempos de hoje, “com uma bagagem de conhecimentos aleatórios muito diferente daquelas encontradas nos alunos há cerca de  10 – 15 anos”, destaca Barone.

Em outro momento de sua fala, esclareceu aos presentes sobre os índices gerados pelo Ministério da Educação para aferição da qualidade o Ensino Superior; Segundo Barone, mais do que índices isolados, estes indicadores devem ser vistos em conjunto, permitindo verificar o perfil de desempenho das IES. Com relação ao aluno, é possível verificar o ganho de conhecimento adquirido pelo IDD (índice de desenvolvimento do docente), que em linhas gerais compara a nota do ENEM, quando do ingresso do aluno na Faculdade, com a nota do ENADE, quando o aluno deixa da Faculdade.

Fechando sua brilhante atuação, Dr. Barone falou aos presentes sobre as perspectivas da Pós-Graduação lato sensu, sobre as propostas de modificação das normas atuais, finalizando sua fala com uma significativa frase: “independentemente do  aluno pertencer a graduação ou à pós-graduação, a qualidade do ensino é fundamental, pois o aluno um dia deixa a IES, mas a IES nunca deixará um ex-aluno, pois a IES estará para sempre na história de vida daquela pessoa.

A Uningá de modo geral e a Coordenação do Programa Permanente de Capacitação Docente em particular, agradecem publicamente ao Dr Paulo Barone pela inestimável contribuição.

DESTAQUES VEJA TODOS