< Voltar

Colação de Grau da V Turma de Medicina da Uningá 15 de junho 2016

15 de junho de 2016

O coração do homem planeja o seu caminho, mas o Senhor lhe dirige os passos. Provérbios 16.9.

No Cerimonial Universitário, principalmente nas Outorgas de Grau, os formandos escolhem aquelas pessoas que os saudarão. Nesta solenidade em que a sociedade lhes confere o reconhecimento de que estão capacitados a exercer a profissão que escolheram, são as pessoas que, pelo saber e experiência, põem-se ao lado de cada um dos formandos para testemunhar que detêm as qualidades que reivindicam possuir.

Para tal, compuseram a Mesa de Honra:

O Ilustríssimo Senhor, Prof. Dr. Mario dos Anjos Neto Filho, Diretor Acadêmico da Uningá

O Ilustríssimo Senhor, Prof. Dr. Aissar Eduardo Nassif, Coordenador do curso de Medicina da Uningá

O Ilustríssimo Senhor, Prof. Gervásio Cardoso dos Santos, que nesta solenidade é o Paraninfo Geral dos formandos.

O Ilustríssimo Senhor Prof. Dr. Juliano Kazuo Yoshizawa, que nesta solenidade é o Patrono Geral dos Formandos.

A nome de turma, Profª. Dra. Clarissa de Albuquerque Botura Amado acompahou os formandos até seus lugares no Teatro Marista.

O Formando Diogo Pinetti Marquezoni conduziu os colegas ao juramento.

A Formanda Poliany Massias Alves homenageou o Paraninfo Geral dos Formandos.

E a Formanda Juelma Poliana Vazzi Felizardo foi convidada para ser Oradora. E iniciou seu discurso fazendo-o em nome de todos os colegas.  Falou ao uníssono reunindo a voz de todos em sua voz. Relembrou, com entusiasmo, o ingresso de todos e de cada um deles no curso de medicina.

“Nesse dia tão inesquecível para cada um de nós, muitos dos convidados aqui presentes eram testemunhas da nossa alegria, vibraram com o nosso sucesso e nos fizeram crer que éramos especiais. E entramos todos, exaltados, orgulhosos, cheios de si. A partir daquele dia, pessoas semelhantes ou completamente diferentes uniam seus caminhos para trilharem em busca de um sonho comum: sermos médicos, esse era o nosso desejo!”

Emocionou a todos os presentes ressaltando os momentos de elevação e entrega vividos durante a formação, fundamentais na profissão escolhida.

“Confiando em nós, os pacientes nos ofereciam as suas angústias e os seus segredos mais escondidos. Entregavam seus corpos, a serem examinados por mãos, ainda pouco hábeis, e ofereciam a própria dor como instrumento de aprendizado....

...Tivemos contato com a morte, nas suas mais diversas faces: vimos à morte da criança e do jovem, subvertendo aquela velha ordem de que só se morre depois de envelhecermos, vimos a morte da mãe de família acometida por doença incurável, vimos a morte do idoso, que se por um lado parecia executar a música convencional da vida, por outro mostrava que a dor da ausência parece independer do momento em que o fim da jornada acontece.”

Encerra dizendo que o verdadeiro sentido da vida é tocar o coração do outro, e que foi exatamente isso que os Professores, Mestres e Doutores homenageados fizeram com a vida de cada um dos formandos.

“...foi o que nossos homenageados fizeram, ... eles tocaram nossos corações!” - Juelma Poliana Vazzi Felizardo – Médica.

A Uningá presta suas mais honoráveis homenagens a todos os formandos da V Turma de Medicina pelo esforço, dedicação e determinação!

 

 

DESTAQUES VEJA TODOS