< Voltar

Uningá inaugura Laboratório de Redes Elétricas Inteligentes Smart Grid

28 de julho de 2016

O curso de graduação em Engenharia Elétrica da Uningá conta com mais um laboratório para formação e pesquisas avançadas. O Laboratório Sistema Elétrico de Potência Smart Grid foi implantado pelo engenheiro eletricista Arsonval Fleury técnico da empresa italiana desenvolvedora da tecnologia. O laboratório, que contém painel fotovoltaico e turbina eólica, consiste em um conjunto de módulos para simulação dos diversos subsistemas que formam um sistema de energia elétrica completo, desde a geração, a transmissão, a distribuição e a proteção, até a utilização da energia. O Eng. Fleury afirma que será estudado também a microgeração de energia.

 

Para a inauguração do laboratório foi realizado um treinamento didático que reuniu professores da Uningá e professores externos provenientes dos estados de São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul que aproveitaram a oportunidade para conhecer o sistema Smart Grid.

 

Os projetos acadêmicos desenvolvidos neste laboratório propiciam amplo conhecimento sobre  a tecnologia de produção de energia limpa,  colocando, os futuros engenheiros eletricistas egressos da Uningá  em posição estratégica frente aos demais profissionais que concorrem a vagas no mercado de trabalho. A direção acadêmica da Instituição está avaliando a oferta de um curso de pós-graduação lato sensu na área para o próximo ano.  

 

 

DESTAQUES VEJA TODOS