< Voltar

Projeto de Medicina da Uningá avalia crianças e adolescentes na comunidade

12 de abril de 2017

Os alunos do 3º ano de Medicina da Uningá saíram hoje (12/04) para uma das atividades práticas do Projeto de Antropometria, desenvolvido pelo curso como parte dos conteúdos da disciplina “Saúde da Criança e Adolescente”. Acompanhados por alunos do 5º ano e médicos residentes em pediatria e pelos professores Mariane Arns, Bárbara Maia, Vera Beltrão e Luís Renato Hapner, eles estiveram num centro municipal de educação infantil onde atenderam 250 crianças com avaliação de peso, altura e desenvolvimento psicomotor.

Realizado há três anos, o projeto tem possibilitado que milhares de crianças e jovens de Maringá e região sejam avaliados em seu crescimento e desenvolvimento. Os alunos e professores saem a campo a cada final de bimestre, dividindo o atendimento em quatro fases. Numa delas são avaliadas as crianças no período neonatal, que vai do nascimento aos 28 dias; numa outra, crianças de 4 meses a 5 anos incompletos e numa terceira, os adolescentes, até os 20 anos de idade. Num outro período o atendimento é prestado em mutirão aberto a uma comunidade.

De acordo com a professora responsável, a médica pediatra Mariane Arns, o trabalho possibilita o mapeamento das situações de risco em que as crianças e adolescentes possam se encontrar. Segundo ela, é comum verificar deficiência nos índices de desenvolvimento por desnutrição de micronutrientes (vitaminas e minerais) ou energético-proteica. “A falta dos micronutrientes, por exemplo, pode levar a criança a ter deficiência cognitiva no futuro e dificuldades de aprendizagem”, explicou.

Conforme a médica, os dados levantados são disponibilizados às instituições visitadas “e nós acreditamos que o trabalho possa resultar na adequação de políticas públicas para resgatar as crianças vulneráveis e melhor atender a essa população”. Além dos dados disponibilizados aos estabelecimentos, as famílias das crianças e jovens que apresentam deficiência são orientados.

DESTAQUES VEJA TODOS