< Voltar

Dia de Campo da UNINGÁ resgata cultura do algodão e traz novidades em tecnologia

28 de abril de 2017

Um dia ensolarado e temperatura ideal (máxima 27º e mínima de 12º) é a previsão do Simepar para sábado, no 1º Dia de Campo da Uningá. O encontro técnico é a principal atividade de extensão à comunidade, promovida pelos professores e os alunos do Curso de Agronomia (AgroUningá-Empresa Júnior). O evento acontece das 8h às 12h no Núcleo Experimental de Agronomia, anexo ao campus da instituição, na saída para Astorga, onde mais de 20 variedades de cultivos estão sendo testadas.

Segundo o coordenador, professor Sérgio Sirotti, a intenção do Dia de Campo é abrir os portões da Uningá e do Curso de Agronomia para técnicos, produtores, estudantes de outras instituições e demais interessados nas novidades em plantio, produtos, serviços e tecnologia para o campo. “É um dia muito especial para os alunos e professores, porque o trabalho no Núcleo Experimental é o resultado do empenho dos alunos no dia a dia. É também a sala de aula deles. São novidades e experimentos que podem servir como alternativa para as propriedades rurais”, destaca.

O professor acredita que a diversificação de culturas chame a atenção nesse Dia de Campo e a perspectiva é que cerca de 300 pessoas, entre técnicos agrícolas, produtores de Maringá e região, alunos e professores entre outros convidados participem do evento. Na área de aproximadamente 14 hectares estão sendo cultivados coco, laranja, amora, abacate (manteiga e margarida) entre outras espécies frutíferas, além de horta orgânica, numa área de três mil metros quadrados.

Segundo Sirotti, há também o plantio de seis variedades de cana-de-açúcar, variedades de mandioca entre outras culturas. O paisagismo com diversas espécies ornamentais e o plantio do café ITR 107, uma planta vigorosa e resistente à ferrugem , resultado de pesquisas do Programa Café Iapar, também serão apresentados no 1º Dia de Campo da Uningá.

Para garantir o melhor desempenho das culturas e a redução do risco de perdas, toda a área destinada ao Núcleo de Agronomia, aproximadamente 14 hectares, possui um moderno sistema de irrigação por aspersão, microaspersão e gotejamento.

São parceiros deste Dia de Campo da Uningá, a Cocamar, Camagril, Zacarias, Casa da Irrigação além da AgroUningá Consultoria.

SERVIÇO

1º Dia de Campo da UNINGÁ
Sábado (29 de abril), das 8H às 12H
Campus de Maringá – Núcleo Experimental de Agronomia (PR-317), saída para Astorga

DESTAQUES VEJA TODOS