< Voltar

Uningá adquire laboratório para produção de energia renovável

10 de maio de 2017

A Uningá acaba de adquirir mais um laboratório para o Curso de Engenharia Elétrica que vai permitir aos alunos transformar energia, obter dados e realizar simulações a partir de fonte Solar on grid e off grid, Eólica, células de Combustível a Hidrogênio.

O Laboratório de Análise e Inovação da Produção de Energia Renovável foi desenvolvido pela DeLorenzo, empresa italiana especializada na produção e criação de material didático e vai permitir aos alunos converter potenciais energéticos disponíveis na natureza em energia elétrica sustentável.

Segundo o professor-doutor João Henrique Dantas, além da mais nova aquisição, o curso já conta com laboratórios de Sistema Elétrico de Potência e o de Geração, Conversão e Transmissão de energia elétrica, que opera com sistema SmartGrid.

A interligação desses três laboratórios vai permitir que os alunos interajam com o sistema elétrico nacional. “O excedente de energia gerada de forma renovável nas dependências da Uningá poderia até ser injetada à rede nacional de abastecimento de energia do País. O que ao mesmo tempo capacita nossos alunos para analisar projetar, montar e operar sistemas de microgeração distribuída dentro das das normas de produção de energia vigentes no País”, explica.

Dantas destaca, ainda, que a busca por fontes de energia renovável é um dos conteúdos mais intrigantes nas múltiplas áreas em que engenheiros atuam e lembra que isso se tornou uma necessidade em razão do aumento da necessidade mundial de energia e escassez de recursos naturais.

Além do uso para fins didáticos, a Uningá firmou contrato com a empresa fornecedora para transferência de tecnologia. Esse diferencial contratual permite que atividades de pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias sejam desenvolvidos nas dependências dos laboratórios do centro universitário. Na foto está o coordenador do Curso de Engenharia Elétrica, Prof. Me. Nilson Moutinho dos Santos.

DESTAQUES VEJA TODOS