< Voltar

Alunos de Medicina e Enfermagem da Uningá participam de RCP Day no Catuaí

02 de junho de 2017

Professores e acadêmicos dos cursos de Medicina e Enfermagem da Uningá vão atuar no RCP Day, no sábado (3), no Shopping Catuaí, em Maringá. É a primeira vez que o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) realiza o treinamento na cidade. Durante todo o dia, estudantes, médicos, enfermeiros e socorristas do Samu vão orientar a população a prestar os primeiros atendimentos às vítimas de parada cardiorrespiratória. O evento será das 10h às 17h com acesso gratuito ao público.

 

O RCP Day é um treinamento dedicado à conscientização e capacitação para leigos sobre a reanimação cardiopulmonar, por meio de simulações. De acordo com dados epidemiológicos (DataSUS), 35% das mortes no Brasil são por causas cardiovasculares, resultando em 300 mil óbitos/ano(DataSUS).

 

Segundo a professora-doutora Maria do Rosário, coordenadora do Curso de Enfermagem, a participação da Uningá no RCP Day permite aos acadêmicos, a experiência do contato direto com a comunidade no atendimento pré-hospitalar.

 

Sobre a importância da iniciativa do Samu, Maria do Rosário ressaltou que a intervenção adequada diante de um caso de parada cardiorrespiratória (PCR), até que chegue o socorro, aumenta e muito as chances de vida. No RCP Day haverá médicos, enfermeiros e socorristas do Samu, além de docentes de Medicina e Enfermagem para prestar orientações e capacitação ao público sobre como realizar as manobras de reanimação cardiopulmonar. Ao longo do evento, também serão realizadas simulações de parada cardiorrespiratória.

 

DESTAQUES VEJA TODOS