< Voltar

UNINGÁ promove Workshop “Protegendo o Pulmão Prematuro” neste sábado (08)

06 de julho de 2017

O curso de Medicina da UNINGÁ realiza neste sábado (8/7), das 8h às 17h, no Anfiteatro Anísio Teixeira, o Workshop em Cuidados Respiratórios “Protegendo o Pulmão Prematuro”. O evento será ministrado pelo professor-assistente da Disciplina de Pediatria Neonatal do Departamento de Pediatria da Escola Paulista de Medicina/UNIFESP, consultor médico da UTI Neonatal do Hospital e Maternidade Santa Joana e Pro Matre Paulista, Dr. Milton Harumi Miyoshi. Todas as vagas já foram preenchidas.


A oficina terá uma abordagem multiprofissional e contará com a participação de médicos, enfermeiros de Maringá e região que atuam em UTI neonatal, com dez horas de carga horária. Segundo relatório de ação global sobre nascimento prematuro da Organização Mundial da Saúde (OMS), a prematuridade é um problema de saúde pública mundial grave e crescente (Born too Soon, 2012) e a primeira causa de morte em crianças abaixo de cinco anos.


As estatísticas também indicam que o Brasil é o 10º país do mundo em número de nascidos vivos prematuros e o 16º em número de óbitos decorrentes de complicações da prematuridade. Dados de 2014 indicam que, no Brasil, nascem aproximadamente três milhões de crianças ao ano e cerca de 350 mil apresentam idade gestacional abaixo de 37 semanas. Pouco mais de 15 mil com idade gestacional inferior a 28 semanas.


Os cuidados respiratórios neonatais estão mudando rapidamente. Com base em novos estudos clínicos e melhor compreensão da fisiologia, a oficina vai destacar as importantes mudanças que ocorreram na última década e os novos desenvolvimentos no horizonte do atendimento respiratório do recém-nascido. “A principal ação para melhorar os resultados da prematuridade é a prevenção, ou seja, realização de pré-natal”, afirma Dr. Milton Miyoshi.


Dr. Milton Harumi Miyoshi

Graduação em Medicina pela Escola Paulista de Medicina - Universidade Federal de São Paulo (1982), residência em pediatria e especialização em neonatologia (1985) e mestrado em Medicina (Pediatria) pela Universidade Federal de São Paulo (1993). Atualmente é docente da Universidade Federal de São Paulo. Experiência na área de Medicina com ênfase em Neonatologia, atuando principalmente nas áreas de Simulação Realística, Terapia Intensiva Neonatal, Ventilação Mecânica, Distúrbios Respiratórios e Hemodinâmicos e Prematuridade. 

DESTAQUES VEJA TODOS