< Voltar

Conhecimento, descontração e sorteio de brindes marcaram a Semana SIPAT

13 de julho de 2017

O diabetes, doença que afeta 16 milhões de brasileiros e leva a óbito 72 mil pessoas por complicações, foi o tema de abertura da Semana Interna

de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT) da UNINGÁ, realizada durante esta semana (10 a 14), sob a coordenação da equipe da Comissão Interna de Prevenção a Acidentes (CIPA).


A palestrante professora Marcela Caleffi da Costa Lima Caniatti, doutora em Nutrição, alertou que todas as pessoas estão sujeitas a desenvolver a doença. Segundo ela, além da predisposição genética, a falta de atividade física regular e os maus hábitos alimentares também aumentam os riscos. Embora haja dois tipos de diabetes, a doutora dedicou mais tempo à diabetes mellitus, a mais comum.


Marcela alertou que a realidade clínica identifica adultos cada vez mais jovens sofrendo da doença. Um dos dados preocupantes, segundo a nutricionista, é que mais de 70% da população de diabéticos não faz o controle da doença. “É preciso adotar um estilo de vida saudável, evitar alimentos industrializados, praticar atividade física, seguir as orientações médicas e fazer o controle da glicemia”, aconselhou a doutora, entre outras orientações e esclarecimentos.


Palestra musical

O professor de Fisioterapeuta, Luiz Fernando Aguera Vieira, também professor da UNINGÁ, surpreendeu os funcionários com uma palestra motivacional, recheada de Música Popular Brasileira (MPB) e boas doses de humor. Com seu violão, o músico descontraiu a plateia e provocou gargalhadas ao trazer um tema aparentemente sério: “Urgências, Emergência e suas Facetas”, mas numa dinâmica animada e descontraída.


Entre uma canção e outra, ao estilo MPB, Luiz Fernando incentivou os funcionários a valorizar as pessoas, a adotar um comportamento gentil e amoroso, não apenas com as pessoas com as quais convivemos, mas também com as desconhecidas. O palestrante conseguiu prender atenção da plateia durante mais de uma hora de encontro, de forma muito produtiva e sempre colocando como foco na vida, no trabalho e nas relações sociais, o amor, o respeito e a humanização.


Além de conteúdo de relevância, a comissão organizadora da Semana SIPAT também se empenhou em presentear os funcionários, com brindes doados por parceiros e fornecedores. Após as palestras, a equipe de Recursos Humanos realizou o sorteio de dezenas de brindes. A SIPAT foi criada para divulgar, orientar e promover a prevenção de acidentes, segurança e saúde no trabalho.


Na avaliação da coordenadora de RH, Cintia Lima, este ano a Semana SIPAT superou em interesse e número de participantes. “Acredito que os dois assuntos foram de interesse comum e muito importantes para o conhecimento de todos. Além dos momentos de descontração durante os sorteios. Foi muito bom reunir funcionários de vários setores em um mesmo ambiente. Foi tudo muito positivo”.  

DESTAQUES VEJA TODOS