< Voltar

Projeto Cultural “Eu Amo Maringá” tem o apoio da UNINGÁ

21 de julho de 2017

O jornalista Ângelo Rigon apresentou ontem uma galeria de fotos e objetos antigos de Maringá exposta em ônibus especialmente adaptado para receber a mostra alusiva aos 70 anos de Maringá. Este ano, a UNINGÁ está completando 18 anos de fundação e história no ensino superior de Maringá e apoia o projeto pela relevância histórica e sociocultural para a cidade.

O prefeito Ulisses Maia participou do evento, acompanhado do arcebispo dom Anuar Battisti, do secretário de Cultura, Rael Toffolo, vereadores de mais autoridades e convidados. “Estou realizando aqui um sonho”, disse Ângelo Rigon, ao lembrar que na adolescência via fotos sobre a história de Maringá em locais públicos e se incomodava porque eram imagem sujas, rasgadas e desbotadas, segundo ele.

Com ajuda da tecnologia, Rigon resgatou muitas imagens de forma mais organizada e tecnicamente mais apresentável. Além de imagens, o acervo reúne objetos, como pastilhas da antiga rodoviária.

Maringá aos 70

O projeto ′Eu Amo Maringá′ é dividido em três partes: exposição itinerante, site com conteúdo histórico e homenagem aos pioneiros anônimos. “Isso tudo aqui é fruto de uma dedicação pessoal e confesso a todos que estou me realizando”, disse Ângelo Rigon, pelo que foi parabenizado pelo prefeito Ulisses Maia. “A realização de um sonho é sempre merecedora de comemoração”, disse, acrescentando que conhece o jornalista há mais de três décadas e reconhece nele virtudes como seriedade, honestidade e determinação.

Dom Anuar Battisti destacou a importância imagem na preservação da memória. “Os equipamentos desparecem, mas as fotografias permanecem”, disse o arcebispo. Por comparação, lembrou que uma imagem captada na década de 1950, por um equipamento arcaico, preserva a história da mesma forma que uma fotografia feita por uma máquina moderna, repleta de recursos tecnológicos. “Uma imagem fala e para sempre”, disse. O ônibus com a exposição vai percorrer bairros e escolhas da cidade. Neste domingo, estará na praça da prefeitura durante todo o dia.
 (Assessoria de Imprensa da PMM) 

DESTAQUES VEJA TODOS