< Voltar

Culturas de Inverno se destacam no 2º Dia de Campo da Uningá

24 de julho de 2017

O Curso de Agronomia da UNINGÁ promove no dia 29 de julho, das 8h às 12h, o 2º Dia de Campo, para apresentar as culturas de inverno. Entre elas, trigo, milho, aveia, cana-de-açúcar, algodão e outras lavouras que se adaptam bem às baixas temperaturas.

O evento será no Núcleo Experimental anexo ao campus da instituição, na avenida Morangueira e entre os visitantes estão profissionais, técnicos da área, estudantes e produtores rurais de Maringá e região. Durante toda a manhã, o local estará aberto às pessoas interessada em conhecer mais sobre produção agrícola, tecnologia para o campo e experiências viáveis para a agricultura familiar.

Segundo o coordenador do Curso de Agronomia, Sergio Ricardo Sirotti, entre as lavouras a serem apresentadas nesse dia estão o trigo, em fase de formação de grãos, e, uma estação com 11 variedades de milho, com colheita prevista para o próximo mês.

Uma parte da área de aproximadamente 14 hectares foi destinada ao plantio irrigado de hortaliças. Nos dias de queda brusca de temperatura e risco de geada, a área onde estão em cultivo, entre outras hortaliças, alface lisa e americana, rabanete e ervas aromáticas, é protegida com lonas plásticas. Já a pimenta doce, mesmo mantida a céu aberto e sob as baixas temperaturas registradas recentemente, resistiu muito bem ao clima frio.

O Núcleo, dotado de um moderno sistema de irrigação, é a `sala de aula´ a céu aberto, onde os estudantes de Agronomia aprendem a lidar com a terra, com as várias fases da lavoura e a se familiarizar com as intempéries do clima. Além das culturas tradicionais de inverno, na área há ainda cultivo de amora, laranja, coco, banana, abacaxi entre outras cultivares em fase de desenvolvimento e bastante apropriadas para a agricultura familiar, segundo Sirotti.

SERVIÇO:

Evento: 2º Dia de Campo da UNINGÁ
Data: 29 de julho de 2017
Horário: Das 8h às 12h
Local: Núcleo Experimental da Agronomia, anexo ao campus da UNINGÁ, na avenida Morangueira,
PR 317, 6114saída para Astorga

DESTAQUES VEJA TODOS