< Voltar

Palestras e oficinas marcam o segundo dia da Jornada Acadêmica

24 de agosto de 2017

Teve início hoje, a partir das 7h30, a programação pedagógica da XIII Jornada Acadêmica da UNINGÁ. Serão dois dias de palestras, oficinas e exposições para todos os inscritos no evento com a presença de palestrantes e profissionais de renome em suas áreas de atuação.

Participam da Jornada, acadêmicos deste Centro Universitário e de outras instituições. O objetivo do evento é difundir o conhecimento científico, debater temas relevantes em cada área e promover a aproximação dos estudantes da realidade profissional e do mercado. Segundo o pró-reitor de Ensino Ney Stival, “a Jornada é um dos mais importantes eventos do calendário da instituição e imprescindível para a formação dos docentes”.

Arquitetura

A Oficina de Diagramação de Pranchas coordenada pela arquiteta e urbanista Paola Verri abriu os trabalhos para os alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo. Na programação de hoje tem também palestras sobre Gestão de Negócios com o economista especialista José Leonardo Cane Quintino e Orçamento e Planejamento de Obras com a engenheira Elaine Aparecida Merenda Saito.

Biomedicina

Na Biomedicina, o médico Marcus Vinicius Pimenta Rodrigues trouxe z o tema Infecção Hospitalar e a Mestre em Ciências Francine Matias de Paula Ruiz Silva, abordou a Informática e a Genética Forense.

Enfermagem

Para os estudantes da Enfermagem, o tema de abertura foi Infecção Hospitalar com o médico Marcus Vinicius Pimenta Rodrigues; seguindo com a palestra Informática e Genética Forense, a cargo da especialista Francine Matias de Paula Ruiz Silva.

Engenharias

Na programação dos cinco cursos de engenharia, palestras e oficinas com temas diversificados e de total interesse na formação dos acadêmicos. A Engenharia Civil abriu a programação da Jornada com palestras sobre Gestão de Negócios com o economista José Leonardo Cano Quintino e Orçamento e Planejamento de Obras com a engenheira Elaine Aparecida Merenda Saito.

Breakthroughs da Soldagem com o engenheiro especialista Eros Nakazora foi a palestra de abertura da Engenharia Mecânica. Em seguida, o tema da palestra será Investimento e Planejamento de Megaoperações com o engenheiro especialista Arlindo Dantas; e ainda a palestra Bionics: Nova Geração de Automação com o engenheiro especialista Felipe Anaya.

Fisioterapia

Atualidades em Microfisioterapia com o professor especialista Franklin Sakamoto abriu os trabalhos do curso de Fisioterapia, seguido por Bandagem Elástica no Pós-operatório de Cirurgia Plástica, com a professora mestre Marcieli Martins.

Medicina

Cinco atividades por dia estão programadas no curso de Medicina durante a Jornada, com temas extremante importantes e produtivos para o conhecimento acadêmico e o dia a dia da profissão. Hoje o ciclo de palestras foi aberto pelo cardiologista e hemodinamicista Marcelo Puzzi, que fala sobre Sete Pecados Capitais da Medicina.

Na sequência, minicurso de ECG, também com o médico Marcelo Puzzi, que é também diretor Clínico do Hospital Memorial UNINGÁ. No período da tarde, o primeiro tema será Intoxicações Exógenas com o médico Adaelson Alves Silva, nefrologista e coordenador médico do Centro de Controle de Intoxicações do Hospital Universitário de Maringá.

Na sequência, o médico Adaelson Gonçalves dos Santos, coordenador da Unidade Regional de Leitos do SUS fala sobre Gestão e Medicina no Brasil – O SUS e Suas Nuances. Uma mesa redonda com os alunos egressos, coordenado pelo médico Luiz Eduardo Amado, diretor Acadêmico do Hospital Memorial UNINGÁ encerra esse primeiro dia.

Medicina Veterinária

O curso de Medicina Veterinária também tem uma programação extensa na Jornada. O veterinário Luis Francisco Zanella iniciou a Jornada com a palestra Cólica Equina, para esclarecer quando e por quê operar. Zanella é doutor em reprodução animal, também responsável pela segunda palestra da manhã, sobre Exploração da Cavidade Abdominal e Avaliação da Viabilidade Intestinal nas Cirurgias de Cólica nos Equinos.

Ainda na programação da manhã, os alunos assistem às palestras Atuação do Médico Veterinário na Reprodução Animal com o mestre Denis Vinicius Bonato e Produção In Vitro de Embriões com a mestre Camila de Oliveira Rosa.

Odontologia

Os temas escolhidos pelo curso de Odontologia para a Jornada são Odontologia Adesiva Estética, para abordar a excelência no tratamento restaurador estético em dentes anteriores com resina composta, com a cirurgiã dentista Renata Pascotto. Na sequência, a palestra sobre Atuação do Cirurgião Bucomaxilofacial no Traumatismo Facial com o cirurgião dentista Gustavo Jacobucci Farah.

Farmácia

O curso de Farmácia agendou dois temas por dia, com palestras simultâneas em horários diferenciados, permitindo a todos os alunos assistirem todos os assuntos abordados. Nesta quinta os temas são Exame Toxicológico Baseado em Queratina, e Sífilis: Nova Epidemia.

Ciências da Computação

No curso de Ciências da Computação, serão quatro palestras: Tendências e Insights na Era Digital, com Soraia Novaes; Os Princípios do Clean Architecture, com Marcos Rocha; Primeiros Passos nas Nuvens, com Fernando Fabrício dos Santos; e Seja Espetacular! Dicas de Como se Tornar um Desenvolvedor Realmente Profissional, com Nelson Gonçalves Junior.

DESTAQUES VEJA TODOS