< Voltar

Com recorde de participação, Jornada Acadêmica da UNINGÁ segue com vasta programação durante todo o dia

25 de agosto de 2017

A Jornada Acadêmica UNINGÁ prossegue nesta sexta-feira (25) com uma programação de palestras, oficinas e exposições em todos os auditórios e blocos da instituição. A quinta-feira foi um dia de muita movimentação em todas as instalações do campus, com muita produtividade pedagógica.

Os estudantes estão prestigiando todas as atividades de interesse, graças a uma programação flexível para cada curso. Durante a tarde de quinta-feira, os estudantes de Medicina tiveram a oportunidade de conhecer o atendimento do Centro de Controle de Intoxicações do Hospital Universitário (CCI-HU) e como está a gestão da Medicina no Brasil. A programação foi encerrada por uma mesa redonda dos alunos egressos do curso.

O médico nefrologista Adaelson Alves Silva coordenador do CCI-HU, apresentou aos acadêmicos o trabalho de prevenção, orientação e atendimento a casos de intoxicações do órgão que ajudou a fundar. “Quando estudava notei que poucos médicos tinham interesse em fazer atendimento a casos de intoxicação, o que me motivou a entrar nessa área e criar o Centro de Controle de Intoxicações aqui em Maringá”.

O coordenadora da Unidade Regional de Leitos do SUS, Adelson Gonçalves dos Santos, fez palestra sobre Gestão e Medicina no Brasil – o SUS e suas nuances. Ele mostrou os componentes da rede de atenção básica e destacou a política de gestão integrada. “É preciso identificar o perfil da população para traçar as estratégias de atuação”, definiu.

A Medicina encerrou a programação da quinta-feira com uma mesa redonda coordenado pelo médico Luiz Eduardo Amado, diretor acadêmico do Hospital Memorial UNINGÁ. Os estudantes tiveram a oportunidade de questionar os profissionais sobre os melhores caminhos para a formação e as condições do mercado de trabalho para o médico recém-formado.

O curso de Ciência da Computação promoveu duas palestras na noite de quinta-feira. Sobre Os Princípios do Clean Architetura, com o desenvolvedor de sistemas Marcos Rcha; e Primeiros Passos nas Nuvens, com o analista do UOL, Fernando Fabrício dos Santos.

Na Agronomia os acadêmicos participaram de palestras sobre A Trajetória do Profissional Frente às Adversidades; e Uso da Tecnologia na Aplicação em Áreas de Cultivo. Para essa sexta-feira, a Jornada Acadêmica prossegue com novas palestras, oficinas e exposições.

Arquitetura

A Arquitetura está realizando nesta sexta-feira (25), uma Oficina de Fotografia, com o arquiteto e urbanista Leopoldo Lopes. Na sequência, palestra sobre Alvenaria Estrutural como Método Construtivo, com o engenheiro civil Leopoldo Curi.

Biomedicina

Nesta sexta-feira os alunos de Biomedicina assistem a palestras sob o tema Noções Básicas dos Critérios Exigidos para Acreditação de um Laboratório de Ensaio no Atendimento a ISO 17025, com o especialista Lúcio Pupo Farhat. Em seguida a biomédica Angela Castoldi vai abordar a Relação entre a Obesidade e Inflamação.

Enfermagem

Os acadêmicos de Enfermagem terão duas palestras nesta sexta-feira. Sobre Segurança do Paciente, com a doutora em enfermagem Kelly Cristina Inoue; e a segunda com o tema Como a Obesidade pode Causar Inflamação, com a médica Angela Castolfi.

Engenharias

Na programação dos cinco cursos de engenharia, palestras e oficinas com profissionais e temas de interesse dos estudantes. A Engenharia Civil traz o engenheiro especialista Djalma Bonini Junior, do setor de fiscalização do Crea-Pr, para falar sobre as Atribuições do Engenheiro Civil e as Tendências da Profissão para 2018. O segundo tema do dia será sobre Alvenaria Estrutural como Método Construtivo, com o engenheiro especialista Leopoldo Curi.

A Engenharia Mecânica promove duas palestras na sexta-feira, sobre Smart Grid, com o engenheiro da Arsonval Fleury da empresa italiana De Lorenzo, implantado no Curso de Engenharia Elétrica; e sobre Máquinas CNC na Indústria 4.0, com o especialista Marco Antônio Batistela. A Indústria 4.0 é um termo que engloba algumas tecnologias para automação e troca de dados utilizando conceitos de última geração. A vinda de Arsonval foi uma iniciativa da coordenação da Engenharia Elétrica.

Fisioterapia

Na Fisioterapia a primeira palestra da sexta-feira será com a professora doutora Carla Magnani, sobre Atuação do Fisioterapeuta na Unidade de Terapia Intensiva. Em seguida o professor mestre Diego Ricoldy fala sobre Aplicabilidade do método Dry Needling.

Medicina

O curso de Medicina apresenta nesta sexta-feira a pediatra neonatalogista Vera Beltran para o tema Nova Visão sobre a Reanimação Neonatal. Ainda no período da manhã, o médico Pedro Gordan, nefrologista e especialista em raciocínio clínico aborda o tema Raciocínio Clínico – Diminuindo Erros Diagnósticos.

À tarde, o economista Radi Fattah abre a programação com a palestra Educação Financeira: O Que o Recém-formado Precisa Saber?. Na sequência, a médica Psiquiatra Gabriela Cristina Zanetti fala sobre Saúde Mental na Escola de Medicina e fechando a programação, o médico endocrinologista Sidney Senhorini aborda o tema Dietas e Medicina Baseada em Evidência.

Medicina Veterinária

O curso de Medicina Veterinária abre a programação da sexta-feira com o professor-doutor Leandro Luis Martins falando sobre Instalações, Bem-estar e Curiosidades Morfológicas em Animais Silvestres. Na sequência o professor-doutor Juliano Bortolo de Conti profere duas palestras: Meu Paciente Tem Uma Fratura, para falar da escolha do melhor implante e a segunda palestra será sobre Trauma Cranioencefálico.

Odontologia

Na sexta-feira, a Odontologia abre a programação com a palestra Incorporação de Tecnologias ao Tratamento Endodôntico: Ostentação ou Necessidade?, com o cirurgião dentista e professor Marcos Sérgio Endo. Em seguida, palestra sobre HMI – Hipomineralização de Molares e Incisivos com a cirurgiã dentista Juliana Feltrin de Souza Caparroz.

Farmácia

O curso de Farmácia agendou dois temas: Farmácia Clínica e Atuação do Farmacêutico no Sistema Público de Saúde.

Ciências da Computação

No curso de Ciências da Computação serão duas palestras: Seja Espetacular! Dicas de como se tornar um Desenvolvedor Realmente Profissional, com Nelson Gonçalves Júnior; e Tendências e Insights na Era Digiral, com Soraia Novaes.   

DESTAQUES VEJA TODOS