< Voltar

Exposição “Pinturas do Inconsciente - Transformando Seu Olhar” na UNINGÁ

25 de setembro de 2017

O Hospital Psiquiátrico de Maringá abriu nesta segunda-feira (25), no prédio da reitoria da UNINGÁ a XXII Exposição Itinerante “Pinturas do Inconsciente – Transforme seu Olhar”, com obras produzidas pelos pacientes. A mostra marca os 55 anos do hospital e vai até sexta-feira, 29 de setembro.

O objetivo da exposição é levar ao conhecimento da população o trabalho em artes plásticas realizado como alternativa terapêutica aos pacientes. A terapia ocupacional é a arte em forma de tratamento, onde o paciente tem a liberdade de criar e mostrar o talento muitas vezes inibido por causa da doença.

No acervo existente no hospital são mais de 200 telas produzidas ao longo das décadas desde que o projeto foi implantado. Uma vez por ano, geralmente no mês de setembro, algumas obras são escolhidas para integrar a exposição.

As telas são produzidas por pacientes de todos os tipos, com transtorno mental, dependente químico, depressivo. Com a evolução do tratamento, os desenhos se tornam menos abstratos, cor cores mais claras e mais nítidas, mostrando que o paciente se expressa através da tela. 

DESTAQUES VEJA TODOS