< Voltar

Especialista em Dor Orofacial é o convidado da Pós-Graduação em Controle da Dor e Medicina Paliativa

25 de outubro de 2017

O professor doutor Eduardo Grossmann será o responsável pelo curso sobre Dor Orofacial neste final de semana na Pós-Graduação em Controle da Dor e Medicina Paliativa da UNINGÁ. O curso será nesta sexta-feira (27) e sábado (28) com a colaboração do professor doutor Wagner Hummig, especialista em Dor Orofacial e Disfunção Temporomandibular.

O curso de pós-graduação em Controle da Dor e Medicina Paliativa da UNINGÁ começou em março e traz a Maringá os maiores especialistas nas mais diversas áreas no tratamento das síndromes dolorosas.

O professor doutor Eduardo Grossmann é cirurgião bucomaxilofacial do Hospital Mãe de Deus e do Hospital Santa Rita/Complexo Hospitalar Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre (RS). Professor associado responsável pela disciplina de Dor Craniofacial Aplicada à Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Diretor do Centro de Dor e Deformidade Orofacial de Porto Alegre (Cenddor).

Grossmann é também diretor do Departamento de Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial da Sociedade Gaúcha para o Estudo da Dor (Soged). Mestre em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e doutor em Estomatologia Clínica pela PUCRS.

Ele é anda professor Responsável pela Disciplina de Dor Crânio Facial aplicada à Odontologia da UFRS. Membro permanente e orientador do Curso de Pós-Graduação da Faculdade de Medicina da UFRGS com linha de Pesquisa voltada para DTM e do corpo Editorial da Revista Dor, Pesquisa, Clínica e Terapêutica (SBED), do International Journal of Clinical Anesthesiology e do Journal of Anesthesia and Clinical Care. Pós-Doutorado em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial pela Universidade Estadual de Maringá e autor de inúmeros artigos internacionais relacionados às Dores Orofaciais e DTM, além de ter 2 livros publicados sobre “Disfunções Temporomandibulares: abordagem clínica”. 1ª. ed. São Paulo: Napoleão, e “Dores Bucofaciais: conceitos e terapêutica”. 1ª ed. São Paulo: Artes Médicas.

O segundo livro Dores Bucofaciais: conceitos e terapêutica, escrito em parceria com os cirurgiões dentistas Helson José de Paiva e Angela Maria Fernandes Vieira de Paiva recebeu elogios do doutor Jeffrey P. Okeson, diretor do Centro Universitário de Dor Orofacial da Faculdade de Odontologia do Kentucky (EUA) e autor de diversas obras sobre o assunto. “Este livro reúne as informações necessárias para compreensão das relações da dor bucofacial com as articulações, os músculos e a oclusão dentária. Os conhecimentos adquiridos a partir deste livro representarão, sem dúvida, uma importante contribuição ao longo do caminho na ajuda profissional aos pacientes”, citou em seu comentário.

O curso de pós-graduação em Controle da Dor e Medicina Paliativa prossegue até agosto de 2018. Ainda serão abordados os temas psicopatologia da dor (dor e saúde mental), diagnóstico da síndrome dolorosa por meio de imagem, síndromes dolorosas, bloqueios percutâneos para controle da dor, introdução à metodologia de pesquisa cientifica, tratamento cirúrgico da dor, estratégias fisioterapêuticas no tratamento da dor crônica e apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). 

DESTAQUES VEJA TODOS