< Voltar

UNINGÁ abre inscrições para curso de extensão em Apicultura

01 de novembro de 2017

A UNINGÁ abre nesta sexta-feira, 20 de outubro, as inscrições par a o curso de extensão Apicultura e o Profissional de Ciências Agrárias, que será realizado nos dias 08 e 09 de dezembro. As inscrições podem ser feitas até o dia 05 de dezembro no site da instituição http://uninga.br/pos_graduacao_curso.php?id=119. A taxa é de R$ 50,00 para acadêmicos e R$ 80,00 para os demais.

O curso tem uma ampla programação reunindo especialistas de várias áreas e abordagem todos os aspectos sobre apicultura. O zootecnista Heber Luiz Pereira, mestre em apicultura e organizador do curso, lembra que hoje a polinização desperta um grande interesse em toda cadeia produtiva.

O curso, adianta Pereira, tem como objetivo expor conceitos atuais sobre apicultura, tecnologias e perspectivas da atividade no Brasil. “Vamos dar maior confiança ao profissional das ciências agrárias, que deve estar preparado para um mercado cada dia mais diversificado e exigente”.

Além de Heber Pereira, o curso terá palestras do doutor Vagner de Alencar Pereira e o zootecnista Pedro da Rosa Santos, da UEM; da engenheira agrônoma Cláudia Quaglierini, da Bayer; doutora Rejane Stubs Parpinelli, da Embrapa Soja e do zootecnista Carlos Alberto Domingues, da Supermel.

O doutor Vagner de Alencar Toledo abre o curso abordando a Apicultura, o que é? Como começou? Onde vai chegar?. Heber Luiz Pereira fala sobre a Biologia das abelhas Apis Melifera: morfologia, fisiologia, produtos das abelhas, organização e comportamento.

A engenheira agrônoma Cláudio Quaglierini fará palestra sobre Atenção das multinacionais para a saúde dos polinizadores. Heber Pereira faz outra palestra, sobre Materiais de segurança e de manejo, novas tecnologias aplicáveis à apicultura.

Da Embrapa Soja, a doutora Rejane Stubs Parpinelli, fala sobre Polinização de culturas agrícolas. Heber Pereira fala ainda sobre Produção, extração de mel e legislação relacionada à apicultura.

O zootecnista Pedro Rosa Santos aborda o tema Pragas, doenças e predadores das abelhas. A programação será encerrada com uma visita técnica à Supermel, onde o zootecnista Carlos Domingues vai falar sobre Exportação e o papel do profissional de ciências agrárias. A Supermel é a terceira maior exportadora de mel do Brasil.

O curso de extensão Apicultura e o Profissional de Ciências Agrárias é uma realização da UNINGÁ e HP Consultoria com parceria da UEM, Embrapa Soja, Bayer, Supermel e Apitec.



DESTAQUES VEJA TODOS