< Voltar

Professor mostra importância do programa 5S no combate à dengue

31 de outubro de 2017

O professor Edinaldo Favareto Gonzalez, coordenador do curso de Engenharia Civil da UNINGÁ apresentou nesta terça-feira (31) a aplicação dos conceitos do Programa 5S no combate à dengue nos canteiros de obras. Gonzalez é autor do livro Aplicando 5S na Construção Civil.

A obra editada pela UFSC está na terceira edição e mostra a importância da aplicação do conceito 5S em vários aspectos. A palestra desta terça-feira no auditório do Crea-Pr foi voltada a profissionais da construção civil. “Apresentei de forma geral como o programa melhora as condições do canteiro de obra, influenciando no combate ao mosquito Aedes aegypti”, explicou.

Por se tratar de um conceito de organização do local de trabalho, lembra o professor Edinaldo Gonzalez, o Programa 5S influencia em todos os aspectos. Os 5S definem os cinco “sensos” de utilidade, de ordenação, de limpeza, de saúde (segurança do trabalho) e de autodisciplina. “Manter o canteiro de obras limpo e sem água parada é essencial para evitar não apenas a proliferação do mosquito transmissor da dengue e outras doenças influenciando em todos os aspectos na saúde do trabalhador”.

O livro Aplicando 5S na Construção Civil traz o passo a passo para a implementação e acompanhamento de todo o processo do programa. Dentro da proposta o livro traz fundamentos do Sistema de Gestão de Qualidade (SGQ), que obrigatoriamente está inserido o conceito 5S. O SGQ, reforça o autor, é cada dia mais comum em empresas de todos os setores que buscam a certificação de seus produtos ou serviços. 

DESTAQUES VEJA TODOS