< Voltar

Professor da UNINGÁ faz palestra na Semana da Engenharia de Paranavaí

10 de novembro de 2017

O professor Edinaldo Favareto Gonzalez, coordenador do curso de Engenharia Civil da UNINGÁ foi um dos palestrantes da I Semana de Engenharia de Paranavaí realizado de 8 a 10 de novembro. Professor Edinaldo abordou o tema Aplicando o 5S na Construção Civil e apresentou a estrutura do curso de Engenharia Civil da instituição.

Realizado pela Associação Profissional dos Engenheiros e Arquitetos de Paranavaí o evento abordou temas atualizados na área da construção civil. “Foi uma oportunidade para levarmos o conceito 5S para acadêmicos e profissionais de Paranavaí”, afirmou o professor da UNINGÁ.

O Programa 5S, concebido no Japão, tem como principal função “organizar a casa”, e pode ser aplicado em todos os setores produtivos, não apenas na construção civil. Traduzidos do japonês os cinco esses definem os “sensos” de utilidade, de ordenação, de limpeza, de saúde e de autodisciplina.

O programa é tema também do livro Aplicando 5S na Construção Civil, de autoria do professor Edinaldo Gonzalez, publicado pela Editora da Universidade Federal de Santa Catarina. O livro mostra o conceito do Programa 5S, o passo a passo para a implantação e acompanhamento de todo o processo.

Professor Edinaldo ressalta a importância do conceito 5S também no combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e febre chikungunya. Como define um programa de limpeza na obra vai garantir as condições para evitar a proliferação do mosquito.

DESTAQUES VEJA TODOS