< Voltar

Helicóptero do SAMU pousa na UNINGÁ durante curso de capacitação em Urgência e Emergência

13 de novembro de 2017

O helicóptero do SAMU pousou no campus da UNINGÁ nesta segunda-feira (13) para uma demonstração aos servidores que participam do curso de Suporte Básico de Vida da Rede de Urgência e Emergência realizado pela 15ª Regional de Saúde. A capacitação realizada nos auditórios da UNINGÁ está na segunda turma com 220 funcionários de secretarias municipais de 25 municípios da região.

O médico coordenador do SAMU Norte Novo, dr. Maurício Medeiros Lemos, fez a apresentação do serviço aeromédico e tirou as dúvidas dos servidores. “O pessoal da saúde de todos os municípios estão tendo a chance de conhecer como funciona o serviço aeromédico que atende toda a região”, explicou

Segundo dr. Maurício Lemos é importante mesmo os funcionários administrativos saberem a utilização correta do serviço, quando o aeromédico deve ser acionado e conhecer também os resultados alcançados desde o início de operação do helicóptero do SAMU.

Desde que o aeromédico está baseado em Maringá há 11 meses foram mais de 500 atendimentos. A enfermeira Meiri Berwald, da equipe do aeromédico, explica que o serviço e os equipamentos são os mesmos do suporte avançado do SAMU em terra, com a diferença de garantir uma resposta mais rápida.

O serviço é acionado pela Central de Regulação do SAMU de Maringá e pode ser requisitado também pelas outras centrais da região. A maioria dos atendimentos é de pacientes com problemas cardíacos e acidentes em rodovias. Mas o aeromédico é utilizado também para o transporte de pacientes para outras região, inclusive para Curitiba.

A capacitação do Suporte Básico de Vida da Rede de Urgência e Emergência da 15ª Regional de Saúde prossegue nas próximas semanas na UNINGÁ. No total vão passar pelo curso 400 funcionários da rede de saúde pública dos municípios da região além de instituições como o próprio SAMU, Unimed, Bombeiros, Viapar e acadêmicos da UNINGÁ.

DESTAQUES VEJA TODOS