< Voltar

3º Dia de Campo da UNINGÁ será neste sábado

24 de novembro de 2017

O curso de Agronomia e a Agro Uningá Consultoria promovem neste sábado (25) o 3º Dia de Campo da UNINGÁ apresentando as principais culturas de verão e alternativas de frutíferas para a região. O evento é aberto a toda comunidade e será realizado das 8 às 12 horas no Núcleo Experimental de Agronomia ao lado do campus na avenida Morangueira.

Serão 14 estações com demonstrações de materiais como as cultivares desenvolvidas pela Embrapa Soja e de pesquisas em andamento. Também serão apresentadas técnicas de manejo agroecológico no controle de doenças em hortaliças, resultado da recente parceria entre o curso de Agronomia da UNINGÁ e o Mestrado em Agroecologia Profissional da UEM.

O Núcleo Experimental de Agronomia conta com área aproximada de 14 hectares anexa ao campus da Uningá, onde os acadêmicos realizam atividades práticas com várias culturas. Na área de estudo existe ainda o campo agrostológico, cultivo de eucalipto, café e cana-de-açúcar entre outras atividades.

Normalmente eventos como o dia de campo realizado por empresas e cooperativas agropecuárias tem como objetivo apresentar as novas tecnologias para produtores. No caso do Dia de Campo da UNINGÁ o objetivo vai além, pois envolve o ensino e pesquisa, com os acadêmicos participando diretamente de toda organização.

Orientados pelos professores os estudantes acompanham as novidades e as novas tecnologia em sementes e técnicas de plantio. Preparando o Dia de Campo os alunos escolhem as cultivares para cada área, fazem o preparo do solo, o plantio e acompanham o desenvolvimento da lavoura até a apresentação e posteriormente a colheita.

O professor Sérgio Sirotti, coordenador do curso, lembra que um dia de campo na instituição é a oportunidade do acadêmico colocar em prática todo conhecimento adquirido não apenas na sala de aula mas também na área experimental.

Fora da questão ligada diretamente com a produção, o acadêmico vai colocar em prática também a organização e a realização de um evento voltado à agricultura. Através da Agro Uningá Consultoria, a consultoria júnior do curso de Agronomia, os estudantes ficam responsáveis pela organização e realização do Dia de Campo.

Durante o evento, nas estações de demonstração, os estudantes vão praticar outra função importante do engenheiro agrônomo, repassar ao produtor e visitantes todas as características daquela cultura. Essa é a importância do Dia de Campo da UNINGÁ, envolver os acadêmicos em um evento que será rotina na profissão do engenheiro agrônomo.

Junto com o curso de Agronomia e a Agro Uningá Consultoria participam do 3º Dia de Campo os parceiros Coodetec, Fort Green, Yara, Cocari, Sementes Adriana, Inquima, Bayer, Agroquim, Mim Fertilizantes.

DESTAQUES VEJA TODOS