< Voltar

I Seminário de Pesquisa da UNINGÁ reúne comunidade acadêmica da instituição

15 de dezembro de 2017

Coordenadores e professores participaram na quarta-feira (13) do I Seminário de Pesquisa da UNINGÁ, oportunidade para todos conhecerem a estrutura de todos os cursos e debater sobre o progresso do programa de pesquisa e inovação da instituição.

A professora Arceloni Volpato assessora de Pesquisa e Inovação da UNINGÁ abriu o seminário narrando a proposta e os próximos passos da instituição no fomento à pesquisa. “Geramos conhecimento e temos condições de desenvolver pesquisa e compartilhar com a comunidade beneficiando as pessoas”, lembrou.

Arceloni reforçou que a UNINGÁ tem todos os elementos para desenvolver pesquisas em todas as áreas, melhorando a qualidade do ensino e dos alunos. A proposta, segundo a professora é seguir as diretrizes e concretizar uma plataforma de pesquisa de ponta com grande retorno para a sociedade.

Entre as propostas, adiantou Arceloni, está a busca de cooperação interinstitucional. Através da parceria com outras instituições e grupos de pesquisa será possível ampliar os resultados e seus alcances.

Estrutura

A primeira apresentação do seminário foi sobre A Estrutura do Parque Tecnológico da UNINGÁ. O professor Raffael Toffoli abriu a apresentação lembrando da oportunidade que a instituição está oferecendo. “Enquanto se anunciam cortes nos programas de pesquisa a UNINGÁ investe e aponta oportunidades em todas as áreas”.

Os professores e coordenadores dos cursos de Agronomia, Engenharia Mecânica, Ciência da Computação, Engenharia Elétrica e Engenharia Civil apresentaram a estrutura de cada área.

A segunda apresentação foi a Estrutura dos Laboratórios da Área de Saúde. Professoras e coordenadoras dos cursos de Medicina, Odontologia, Fisioterapia, Educação Física, Medicina Veterinária, Enfermagem e Biomedicina apresentaram as estruturas e os programas de pesquisas desenvolvidos nas áreas.

Os professores da Agronomia Arney Eduardo Ecker e Marcelo Gonçalves Balan falaram sobre as ações da Agro Uningá Consultoria. Balan mostrou que a proposta da consultoria júnior do curso de Agronomia superou as expectativas.

Através da Agro Uningá Consultoria, revelou o professor Balan, foram firmadas parcerias com várias empresas e instituições do setor agropecuário. “Cooperando decisivamente na qualidade do curso”. A Agronomia produziu 17 projetos no ano e está com mais 30 em andamento.

Ética

A professora Maria do Rosário Martins, coordenadora do curso de Enfermagem e o professor Luiz Antônio Bento abordaram o trabalho dos comitês de ética da instituição. A UNINGÁ possui dois comitês de ética, o comitê de ética em pesquisas envolvendo seres humanos e o comitê de ética em pesquisas com animais.

Maria do Rosário explicou a atuação do comitê envolvendo seres humanos, como os membros trabalham e a forma de protocolar os projetos para análise do órgão. Professor Luiz Bento fez a mesma abordagem sobre o comitê onde as pesquisas envolvem animais, ressaltando o respeito a qualquer tipo de animal e a forma de proceder com o comitê.

O I Seminário de Pesquisa da UNINGÁ trouxe ainda a mesa redonda Ciência é Plural e Complexa: a Multidisciplinaridade, com o professor Antônio Matarassio Antonucci. Foram cinco sessões reunindo professores da instituição no debate sobre projetos de pesquisa na Odontologia, Interações entre Odontologia e Engenharia Mecânica, Mestrado Profissional Multidisciplinar Saúde da Família e Comunidade e Águas de Maringá.

Na sequência apresentação do termo Publish or Perish, ou seja “publique ou pereça” destacando a importância da publicação de toda produção científica. Todo corpo docente da UNINGÁ tem participado das jornadas de Formação Continuada e orientados sobre os passos para a publicação de materiais.

A professora Arceloni Volpato destacou as duas revistas acadêmicas da UNINGÁ publicadas na plataforma Open Journal System, devidamente homologadas na CAPES. A última atividade do seminário debateu o tema Pesquisa: Limites e Ousadias, analisando todos os assuntos apresentados durante o evento. 

DESTAQUES VEJA TODOS