< Voltar

UNINGÁ promove visita técnica à Eclusa de Barra Bonita

07 de março de 2018

O curso de Engenharia Civil da UNINGÁ em parceria com a Minds Travel realiza no próximo dia 17 de março uma visita técnica à Eclusa Primar em Barra Bonita, interior de São Paulo. A visita é aberta a todos os alunos dos cursos das engenharias e Arquitetura.

A eclusa de Barra Bonita é a primeira da América Latina e abriu caminho para a implantação da hidrovia Tietê-Paraná, com a transposição do desnível de 26 metros do rio. Na operação as comportas se fecham para que a água encha os 142 metros de comprimento por 12 de largura do corredor onde ficam as embarcações.

Para cada operação são trabalhados em média 50.000 m³ de água. As comportas que vedam a câmara pesam em torno de 120 toneladas.

A saída para a visita técnica será às 00 horas do dia 17 de março do campus da UNINGÁ, com chegada em Barra Bonita às 6h30. A visita está programada para o período das 9h30 às 12h30, com almoço a bordo da embarcação que faz o passeio para a visita técnica. A programação inclui ainda a visita ao museu às15 horas e o retorno a Maringá às 16 horas com previsão de chegada às 22 horas.

O investimento por pessoa é de R$ 225,00 com pagamento de R$ 75,00 na reserva e o saldo restante até o dia 13 de março. O pagamento deve ser feito com os representantes de turmas. A viagem será em ônibus categoria leito turismo e a visita técnica em embarcações que percorrem o rio Tietê com guias a bordo para apresentar todas as características técnicas da eclusa e da hidrovia.

DESTAQUES VEJA TODOS