Pós-graduação em Atividades Gímnicas e Circenses da UNINGÁ tem aula inaugural

12 de março de 2018

A aula inaugural do curso de pós-graduação em Atividades Gímnicas e Circenses movimentou o campus da UNINGÁ no sábado (10), com alunos vindos de outras regiões. O objetivo da aula, explica a professora Paula Marroni, coordenadora do curso, é apresentar as propostas da pós-graduação.

Após a apresentação do conteúdo do curso e do corpo docente, formado por artistas e professores, houve demonstração de alguns números de ginástica e circo. “Achei sensacional o curso de pós-graduação na área porque é uma oportunidade única para essa troca de experiências”, afirmou Vanusa Eloísa, professora da Escola de Circo de Campo Mourão.

Ela lembra que hoje cresce o interesse da formação de profissionais e pesquisa das artes circenses, e que o curso da UNINGÁ é uma oportunidade para quem quer se profissionalizar na área. “O circo é uma tradição artística muito forte que merece esse interesse das instituições de ensino superior”.

Acadêmicos, professores, profissionais e pessoas envolvidas com a arte e cultura do circo de outras cidades também participaram da aula inaugural e confirmaram inscrições na pós-graduação. “Como o curso despertou interesse de pessoas de todo o Brasil decidimos realizar a aula inaugural para mostrar as propostas dessa pós-graduação, e estaremos aceitando matrículas até maio”, explica a professora Paula Marroni.

O corpo docente do curso de pós-graduação em Atividades Gímnicas e Circenses da UNINGÁ é formado por profissionais com reconhecida competência na área de atuação, além de integrantes do Grupo de Estudos e Pesquisas em Circo da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

São profissionais de Educação Física, artes cênicas, educação pela arte, especialização em ginástica e em dança, mestrado em áreas da prática corporal e psicologia da educação, psicologia do esporte, desenvolvimento motor, história da educação e políticas públicas para o lazer e o esporte. E ainda profissionais ativos em apresentações artísticas, proprietários e professores de espaços de ensino das Atividades Gímnicas e Circenses.

As aulas serão quinzenais no campus da UNINGÁ e escolas de circo e dança aérea na região de Maringá. As matrículas são gratuitas e as parcelas acessíveis, com descontos para ex-alunos e alunos do último ano de graduação da instituição.

Os trabalhos de conclusão de curso poderão ser publicados em um livro no sistema e-book pela Editora Uningá, e os pós-graduandos farão ainda um Espetáculo Circense como resultante da disciplina de Fundamentos Coreográficos das Composições Gímnicas e Circenses.

Fotos: Douglas Marçal

DESTAQUES VEJA TODOS