Educadores da região debatem a nova Base Nacional Comum Curricular na UNINGÁ

19 de abril de 2018

Secretários municipais, orientadores e professores de escolas públicas e privadas dos municípios da região de Maringá participaram quarta-feira (18), do IV Seminário de Educação da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep) e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). O evento debateu a nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

A coordenadora da Câmara Técnica de Educação da Amusep, secretária de Educação de Mandaguari, Adenise Batista Rodrigues, destacou que o BNCC mobiliza o Brasil. “Por entrar em vigor no ano letivo de 2019, precisamos ajustar nossos currículos e capacitar nossos professores e o corpo técnico de acordo com as determinações da Base”, ressalta.

A diretora de Articulação Undime no Paraná, secretária de Educação de Maringá, Valkíria Trindade, lembrou que a entidade também se prepara para oferecer o apoio necessário aos municípios. “Temos que unir esforços para que a implantação ocorra da melhor maneira possível”.

Homologada no dia 20 de dezembro do ano passado, a nova Base Nacional Comum Curricular entra em vigor no próximo ano letivo. O documento vale para todo o País. A proposta é aproximar o ensino das escolas públicas e privadas de ensino infantil e fundamental em todas as regiões do Brasil. Outra meta é reduzir disparidades encontradas entre os currículos adotados nos estados brasileiros.

As professoras Marta Sueli de Faria Sforni e Eliana Navarro Koepsel, da UEM, abriram o seminário com a palestra “A Base Nacional Comum Curricular e os desafios para a Educação Brasileira”. A gerente da área da Secretaria de Educação de Maringá, Juliana Macedo Balthazar Jorge, falou sobre A BNCC para a Educação Infantil.

A formadora educacional da Secretaria de Educação de Maringá, Raquel Lipe de Oliveira Marchiori, esclareceu sobre A BNCC para a Educação Fundamental na língua portuguesa. As formadoras educacionais da Secretaria de Educação de Maringá, Valéria Langer Girotto e Telma Xavier do Nascimento, abordaram o tema em relação à Matemática.

Encerrando o seminário o coordenador de Assuntos Especiais da Secretaria de Educação de Mandaguari, José Ricardo Donatti Corrêa, fez palestra sobre “Atualização das Demandas Municipalistas: uma ação política concreta”.

DESTAQUES VEJA TODOS