< Voltar

EXTENSÃO AMPLIA CONHECIMENTO DE ACADÊMICOS

30 de abril de 2018

A participação de acadêmicos em eventos externos dentro dos programas de extensão amplia muito o conhecimento prático em todos os cursos. Nesta quinta-feira (26) alunos de sete cursos da UNINGÁ tiveram uma experiência prática importante dentro da formação profissional participando do Mutirão de Saúde do Idoso de Flórida, município da região de Maringá.

Participaram do mutirão acadêmicos dos cursos de Educação Física, Odontologia, Fisioterapia, Biomedicina, Psicologia, Farmácia e Nutrição. Supervisionados pelos professores os alunos ofereceram uma série de serviços e desenvolveram diversas atividades com os idosos.

Os acadêmicos de Farmácia, acompanhados pela professora Mariana Ortiz, fizeram orientação sobre o uso correto de medicamentos e aferiram a pressão dos idosos. “Os alunos ficaram muito satisfeitos com a participação no evento pela oportunidade de praticarem atividades essenciais na formação profissional”.

A professora lembrou que atendendo idosos em eventos como o Mutirão de Saúde em Flórida o estudante tem noção de como é o trabalho de um farmacêutico em sua rotina no Sistema Único de Saúde.

Os acadêmicos da Educação Física também tiveram uma experiência muito positiva participando do Mutirão. “Ter vivências como essas dentro do nosso curso proporciona aos alunos uma nova forma de compreender e verificar as diversas possibilidades de atuação profissional”, afirmou a professora Angela Maria Ruffo.

Ela cita o caso dos jogos e atividades manuais realizados com os idosos acometidos por Alzheimer durante o Mutirão. “São atividades que podem estimular habilidades estacionadas e conhecimentos adormecidos, bem como aprimorar laços afetivos, socialização, autoestima, comunicação”.

Além das orientações, aferição de pressão arterial e jogos de prevenção e para portadores de Alzheimer, os acadêmicos levaram para o Mutirão de Flórida dicas de saúde bucal, prevenção de quedas, auto alongamento, teste de glicemia, cuidados com as emoções e qualidade de vida, orientação sobre auto medicação e nutricional, entre outros serviços.

Cerca de 400 idosos foram atendidos durante o mutirão, realizado pela Prefeitura e Secretaria Municipal de Saúde de Flórida em parceria com a UNINGÁ, Rotary Clube e voluntários da cidade que ofereceram serviços como corte de cabelo, podologia, manicure, maquiagem e foto.

DESTAQUES VEJA TODOS