AGRO UNINGÁ CONSULTORIA E EMATER REALIZAM SIMPÓSIO DE FLORES NA EXPOINGÁ

09 de maio de 2018
A Agro Uningá Consultoria e a Emater promovem na sexta-feira (11) o 4º Simpósio Paranaense de Produtores de Flores, evento dentro da programação da 46ª Expoingá. O simpósio será realizado no auditório da Sociedade Rural de Maringá a partir das 13 horas, é dirigido a produtores de flores e plantas ornamentais e aberto a todos os interessados.
As inscrições podem ser feitas no local até a abertura do evento, programada para as 13h30. A primeira palestra, às 13h50 será sobre Controle biológico de pragas, com o engenheiro agrônomo Roberto Hiroyuki Konno, diretor de produção da Promip.
Na sequência o engenheiro agrônomo Luiz Gustavo Lapi, supervisor regional da Spraytec fala sobre Aplicação foliar de formulados visando elevada qualidade em flores e plantas ornamentais. Será aberto tempo para perguntas após as duas palestras.
Encerrando a programação o engenheiro agrônomo e professor da UNINGÁ e UEM, Arney Eduardo do Amaral Ecker e o técnico agropecuário Ailrton Rojas Poppi, da Emater de Marialva, fazem palestra sobre Tendências da floricultura regional. O 4º Simpósio Paranaense de Produtores de Flores tem apoio da Sociedade Rural de Maringá, Mestrado em Agroecologia da UEM, Spraytec e Promip.
O Simpósio Paranaense de Flores e Plantas Ornamentais  surgiu em 2012 por iniciativa da Emater/|UEM/UNINGÁ, visando o fortalecimento da cadeia produtiva da floricultura no Paraná, principalmente na região dos municípios que contemplam a Amusep. Durante o simpósio deste ano serão apresentadas algumas tendências do setor já que a diversidade da cadeia de floricultura possibilita o cultivo de plantas envasadas em nossa região com maior facilidade e menor risco de perda, quando comparado a ambientes abertos.
Atualmente a região conta com 33 produtores de flores e plantas ornamentais com área de 48,5 hectares, distribuídos em 7,6 hectares de flores de corte (maioria rosas),  2000 m2 em área coberta para produção de forrações (sálvia, petúnia, amor perfeito, begônias, etc), 4000 m2 para a produção de plantas envasadas em área coberta (petúnia, primavera, samambaia, poinsettia, gerânio, gérbera, etc), 3000 m2 para produção de orquídeas (cattleyas, laelias, phaleonopsis, cymbidium, etc) em área coberta e, ainda, aproximadamente 40 hectares na produção de gramas, produto que faz parte da cadeia de plantas ornamentais.
A parceria Emater, Instituições de Ensino e empresas privadas tem gerado também trabalhos de conclusão de curso e dissertações pelo Programa de Mestrado Profissional em Agroecologia da UEM em parceria com a UNINGÁ. Essa busca por novas tecnologias tem fortalecido a cadeia de flores e plantas ornamentais.
Atualmente estão sendo realizadas pesquisas no uso de resíduos de podas de árvores individuais e/ou compostas (silvicultura urbana) como substrato no cultivo de algumas espécies ornamentais. O técnico da Emater, Ailton Rojas Poppi destaca a importância do trabalho a longo prazo, já percebendo a mudança no comportamento de produtores quando a intenção é produzir e inovar na busca contínua pela excelência e qualidade dos produtos, dando condições para competir de igual para com produtos oriundos de Holambra (SP), referência na área.
Para o professor Arney Eduardo do Amaral Ecker, (UNINGA/UEM), a participação de alunos da Agronomia tem feito a diferença na região em termos práticos e o incentivo por mais pesquisadores é vital ao crescimento do setor. “Ainda há um longo caminho a ser percorrido. Os produtores da região tem se superado a cada ano e hoje os envasados tem sido o diferença na qualidade e preço, algo realizado pelos próprios alunos em atividades práticas e trabalhos de conclusão de curso repassado aos produtores. Resumindo, quem ganha é o consumidor”.

Xxxxxx

É com grande satisfação que a EQUIPE Agro Uningá Consultoria -  AUC em parceria com nossos amigos da EMATER/MARIALVA tem a honra em convidá-lo a participar do 4º SIMPÓSIO PARANAENSE DE PRODUTORES DE FLORES E PLANTAS ORNAMENTAIS, a ser realizado na 46ª EXPOINGÁ em Maringá, no dia 11 de maio de 2018 as 13:00 horas no auditório da sede da SRM.
Início as 13:00 até 13:30h -  período de Inscrições
13:30h as 13:50h -  Abertura
13:50 as 14:50h  Palestra 1 - Controle biológico de pragas
                                                Eng. Agr. Roberto Hiroyuki Konno
                                                Diretor de Produção PROMIP
14:50 as 15:00h - Período de perguntas
15:00 as 15:50h  Palestra 2 - Aplicação foliar de formulados visando elevada qualidade em flores e plantas ornamentais.
                                                Eng. Agr. Luiz Gustavo Lapi
                                                Supervisor Regional SPRAYTEC
16:00 as 16:10h - Período de perguntas
16:10 as 16:30h – Tendência da Floricultura Regional