ODONTOLOGIA

OBJETIVOS GERAIS DO CURSO

O Projeto Pedagógico de curso de graduação em Odontologia da UNINGÁ leva em conta a experiência do ensino, da pesquisa e da extensão praticada pela UNINGÁ, propiciando uma formação integral que atende às necessidades da Região Metropolitana de Maringá, e em perspectiva, a formação contemporânea é ainda compatível com referenciais nacionais e internacionais de qualidade.

O curso de graduação em Odontologia da UNINGÁ objetiva desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, de modo que o Cirurgião-Dentista tenha condições de atuar como profissional liberal ou junto às demais instâncias do sistema de saúde. Durante o período de gradução, as aulas, as contextualições e os cenários clínicos de prática são realizados dentro dos mais altos padrões de qualidade e dos princípios da bioética, contribuindo para a formação de pessoas com perfil crítico e reflexivo, no âmbito da promoção da saúde oral.

PERFIL DO EGRESSO

O Curso de Graduação em Odontologia da UNINGÁ propicia a formação do Cirurgião-Dentista generalista, humanista, crítico e reflexivo, com sólida formação acadêmica adequada à realidade da Saúde Pública da população brasileira. O profissional pode atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor técnico e científico. Capacitado ao exercício de atividades referentes à saúde oral da população e pautado em princípios éticos, legais e na compreensão da realidade social, cultural e econômica do seu meio, o egresso do curso de graduação em Odontologia da UNINGÁ está apto para atuar na transformação da realidade em benefício da sociedade.

Como diferencial, o egresso possui ainda ampla visão preventiva, visando a saúde global do paciente, sendo capaz de atuar na comunidade, integrado a equipes de saúde, multidisciplinar e multiprofissional.

MERCADO DE TRABALHO

O Cirurgião-Dentista pode atuar junto ao serviço privado (consultórios ou clinicas). No serviço público, no Programa de Saúde da Família (PSF), do Ministério da Saúde, no atendimento em Serviços Odontológicos em Unidades de Saúde dos Governos Municipais, Estaduais e Federal. O Cirurgião-Dentista também possui atuação na docência e pesquisa acadêmica e em laboratórios industriais.