NUTRIÇÃO

OBJETIVOS GERAIS DO CURSO

O curso de graduação em Nutrição da UNINGÁ, objetiva formar profissionais capazes de exercer com ética e competência a ciência da Nutrição, capacitando-os para atuação nas grandes especialidades do nutricionista, seja nos grandes hospitais, em consultórios de nutrição e dietética, no gerenciando serviços complexos de unidades de alimentação e nutrição e nas indústrias de produção de alimentos.

PERFIL DO EGRESSO

Ao final do curso o egresso do curso de graduação em Nutrição da UNINGÁ estará apto ao exercício profissional ou para o aprofundamento do saber profissional em diversas modalidades de pós-graduação lato sensu e stricto sensu existentes caso queira imergir na carreira da docência.

MERCADO DE TRABALHO

O Nutricionista possui um amplo campo de atuação profissional, dentre os quais destacam-se:

- Unidades de Alimentação e Nutrição: compete ao nutricionista planejar, organizar, dirigir, supervisionar e avaliar os serviços de alimentação e nutrição nas grandes empresas, indústrias, restaurantes comerciais, etc.

- Alimentação Escolar: o profissional deve planejar e gerenciar o processo de elaboração dos cardápios para escolas no âmbito federal, estadual, municipal e da rede privada, valendo-se do que preconiza o programa nacional de alimentação escolar (pnae), além de promover a educação nutricional na escola.

- Alimentação do Trabalhador: compete ao nutricionista, no exercício de suas atribuições, planejar, organizar, dirigir, supervisionar, avaliar os serviços de alimentação e nutrição do programa de alimentação do trabalhador (PAT).

- Nutrição Esportiva: compete ao nutricionista prestar assistência e treinamento especializado em alimentação e nutrição, prescrever suplementos nutricionais necessários a complementação da dieta, solicitar exames laboratoriais necessários ao acompanhamento dietético.

- Indústria de Alimentos: compete ao nutricionista, no exercício de suas atribuições na área de indústria de alimentos, elaborar informes técnico-científicos, gerenciar projetos de desenvolvimento de produtos alimentícios, prestar assistência e treinamento especializado em alimentação e nutrição, controlar a qualidade de gêneros e produtos alimentícios, participar de estratégias de “marketing” e realizar estudos científicos para elaboração de novos produtos.

Docência: compete ao nutricionista, no exercício de suas atribuições na área da docência dirigir, coordenar e supervisionar cursos de graduação em nutrição; ensinar matérias profissionais dos cursos de graduação em nutrição e das disciplinas de nutrição e alimentação nos cursos de graduação da área de saúde e outras afins.