DIREITO

OBJETIVOS GERAIS DO CURSO

O curso de Direito da UNINGÁ visa formar bacharéis com amplo conhecimentos e desenvolvimento de habilidades que representem o ideal do saber jurídico contemporâneo, exercitando o espírito crítico e propondo novas formas de atuação na esfera jurídica da sociedade, preparando o profissional para atuar com valores e princípios éticos, que lhe permitam contribuir para a melhoria das condições de civilidade e paz social em que se desenvolve a solução dos conflitos.

PERFIL DO EGRESSO

O egresso do Curso de Direito da UNINGÁ deve apresentar um perfil que demonstre atributos pessoais, competências e habilidades que lhe capacitem para atuar frente aos mais diversos desafios da carreira profissional, consideradas a realidade de seu campo de atuação e as inúmeras possibilidades de sua inserção no mundo do trabalho, com capacidade de responder às demandas sociais e de um mercado cada vez mais dinâmico e globalizado. 

Neste sentido, o perfil do egresso foi idealizado a partir das mais recentes reflexões sobre o papel do jurista na sociedade atual. Assim, o egresso deve apresentar sólidos conhecimentos, fortalecidos com a efetiva prática profissional e formação humanística. Deve adquirir consciência de seu papel como cidadão, apto a analisar a compreender o mundo no qual vai atuar, bem como o sentido de sua ação profissional, como agente de transformação e de aperfeiçoamento social. 

MERCADO DE TRABALHO

O mercado de trabalho para profissionais do Direito está entre os mais fortes na atualidade, tanto em órgãos públicos quanto na iniciativa privada. O profissional que está entrando no mercado pode optar por seguir carreira jurídica ou atuar na advocacia.

A carreira jurídica é desempenhada por bacharéis em Direito, com acesso  geralmente por concurso público. Entre os principais cargos do serviço público estão Juiz de Direito, Procurador da República, Defensor Público e Delegado. 

O profissional de Direito que optar pelo mercado como advogado na iniciativa privada vai encontrar boas oportunidades de trabalho. Os advogados trabalham defendendo os interesses dos seus clientes em casos que envolvam ações jurídicas. Para isso, precisam passar no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Já para quem tiver interesse em fazer parte da área de ensino, atuando como professor, existem milhares de faculdades e cursinhos voltados a concursos públicos que buscam profissionais com bons conhecimentos na área.