ARQUITETURA E URBANISMO

OBJETIVOS GERAIS DO CURSO

O curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo da UNINGÁ objetiva estabelecer e transmitir os conceitos das \\\\\\\\\\\\\\\"Belas Artes\\\\\\\\\\\\\\\", que privilegiam os aspectos formais e o conhecimento técnico necessário para a completa formação profissional.

Durante o curso, são desenvolvidas habilidades formais pela intervenção do desenho e da plástica, bem como pela promoção de vivências e do desenvolvimento da consciência das relações entre os espaços edificados e os variados e complexos espaços urbanos e sociais.

O estudo dos fundamentos culturais, históricos e socioeconômicos da profissão também são contemplados. O futuro profissional obtém, ao final do curso, sólidos conhecimentos dos meios técnicos de execução, aplicados e consolidados na prática projetiva, e portanto capacitado para os diversos desafios da prática profissional.

PERFIL DO EGRESSO

O Arquiteto e Urbanista formado pela UNINGÁ tem o perfil do profissional generalista, apto a compreender e traduzir as necessidades de indivíduos, grupos sociais e comunidade, com relação à concepção, organização e construção do espaço exterior e interior, abrangendo a edificação, o urbanismo e o paisagismo nos conceitos da sustentabilidade, bem como a conservação e a valorização do patrimônio construído, proteção do equilíbrio do ambiente natural e à utilização racional dos recursos disponíveis, orientados para a projetação arquitetônica e urbanística, em sua mais ampla acepção, e a consecução dos projetos complementares e execução de obras.

O egresso possui formação para a realização de atividades suficientemente amadurecida e conexa com outras áreas afins, pois a concentração na área de projeto corresponde à resposta da UNINGÁ às necessidades da sociedade que necessita de profissionais com conhecimentos e treinamento à altura do desenvolvimento tecnológico contemporâneo, com base na sustentabilidade ambiental, social e econômica, nas condicionantes ambientais e dos parâmetros da acessibilidade universal.

MERCADO DE TRABALHO

O Arquiteto e Urbanista encontra uma grande variedade de setores de atuação. De acordo com a legislação vigente, este profissional pode, entre outras atividades: projetar, construir e reformar edificações dos mais variados portes; trabalhar nas áreas de desenvolvimento e planejamento urbano, preservação e restauro de patrimônio histórico; atuar em arquitetura de interiores, exercer tarefas de consultoria, assessoria e de gerenciamento de obras; realizar vistorias, laudos, avaliações e pareceres e ainda dedicar-se ao ensino e à pesquisa.