FONOAUDIOLOGIA

OBJETIVOS GERAIS DO CURSO

O curso de graduação em Fonoaudiologia da UNINGÁ forma profissionais Fonoaudiólogos com atuação generalista, humanista, crítica e reflexiva, pautado em princípios éticos e capacitados para desenvolver suas atividades nas áreas de promoção, proteção, diagnóstico, avaliação, reabilitação da saúde e intervenção clínico-terapêutica, no que se refere aos campos clínico-terapêutico e preventivo da prática fonoaudiológica.

PERFIL DO EGRESSO

O Fonoaudiólogo egresso da UNINGÁ é um bacharel capacitado para o exercício profissional com criticidade, detectando a necessidade do paciente e contextualizando-a com o conhecimento científico disponível, visando sua aplicabilidade, primando pela inserção da prática profissional dentro do escopo da saúde pública e privada, prevenindo, avaliando e tratando terapeuticamente os distúrbios fonoaudiológicos humanos.

MERCADO DE TRABALHO

O profissional fonoaudiólogo pode atuar em clínicas e consultórios públicos, privados e filantrópicos, bem como em hospitais, maternidades e asilos. A orientação de pais e professores prestando consultoria e assessoria à equipe pedagógica na área da educação também faz parte do escopo de atuação do fonoaudiólogo. Na fonoaudiologia a realização de exames ocupacionais vocais e audiológicos em fábricas e indústrias, ou ainda o trabalho com profissionais da voz cantada e voz falada (ator, repórter, dublador, professores) assim como em empresas trabalhando a comunicação empresarial ampliam a atuação profissional. Mais recentemente há campo de atuação na estética facial ou ainda realizando perícias técnicas e assessoria em casos de ações cíveis e criminais, além de atuar academicamente como pesquisador científico.