MEDICINA VETERINÁRIA

OBJETIVOS GERAIS DO CURSO

O Projeto Pedagógico de curso de graduação em Medicina Veterinária da UNINGÁ leva em conta a experiência do ensino, da pesquisa e da extensão praticada pela UNINGÁ, propiciando uma formação integral que atende às necessidades da Região Metropolitana de Maringá, e em perspectiva, a formação contemporânea é ainda compatível com referenciais nacionais e internacionais de qualidade.

Assim, a graduação em Medicina Veterinária da UNINGÁ forma profissionais com competências e habilidades específicas para interpretar sinais clínicos, exames laboratoriais e alterações morfo-funcionais, além de identificar e classificar os fatores etiológicos, compreender e elucidar doenças, bem como, prevenir, controlar e erradicar as doenças que acometem os animais. O curso de graduação também provem formação para que o Médico Veterinário possa elaborar, executar e gerenciar projetos agropecuários, ambientais e afins à profissão.

PERFIL DO EGRESSO

Ao concluir o curso de graduação em Medicina Veterinária da UNINGÁ, o Médico Veterinário estará apto a desenvolver atividades técnicas e métodos eficazes para o aumento da produtividade pecuária, para a qualidade sanitária dos produtos de origem animal e dos rebanhos, envolvendo subsídios para saúde do homem, além de prover divisas para o país, para a fiscalização e apoio ao incremento da produção pecuária e produtos de origem animal com qualidade e tecnologia.

Para tanto, estará capacitado a: cuidar da saúde animal, individual e mormente em massa; prevenir as doenças dos animais; prevenir as doenças dos animais, transmissíveis ao homem; produzir animais destinados ao consumo, em perfeitas condições de sanidade; inspecionar a qualidade dos produtos de origem animal destinados à alimentação humana ou à indústria; proporcionar maior produtividade dos rebanhos; planejar a indústria pecuária com vistas à produção econômica.

MERCADO DE TRABALHO

A tendência do mercado é a prestação de serviços como autônomo, em clínicas, hospitais, fazendas e cooperativas, bem como na agroindústria, centrais de engenharia genética animal e em entidades particulares estatais no controle sanitário de alimentos.

A especialização em Odontologia, Oftalmologia e Psicologia e o diagnóstico por imagem, na área de veterinária, são setores crescentes no mercado de trabalho.