ENGENHARIA MECATRÔNICA

OBJETIVOS GERAIS DO CURSO

O curso de Engenharia de Controle e Automação (Mecatrônica) da UNINGÁ tem como objetivo formar profissionais que lidam com os sistemas automatizados, tanto no que tange ao desenvolvimento e gerenciamento de projetos, quanto na análise e aperfeiçoamento destes.

Para isso, é necessária sólida base científica, principalmente em matemática e física, conceitos amplos em eletricidade, estudos aprofundados em eletrônica, informática aplicada, teoria de controle e processos automatizados.

Alinhado aos conhecimentos técnicos e científicos, tem-se a ética, a conscientização ambiental e social como pauta curricular, capacitando profissionais para o mercado de trabalho e para a pesquisa e desenvolvimento tecnológico.

PERFIL DO EGRESSO

O Engenheiro de Controle e Automação formado na UNINGÁ está preparado para atuar em todos os processos que envolvem automação e controle do sistema elétrico e eletrônico e no ambiente de produção industrial. Além dos conhecimentos eminentemente técnicos que deve adquirir e desenvolver, o engenheiro deve ter consciência dos aspectos humanísticos, sociais, éticos e ambientais envolvidos na sua ação profissional. O perfil deste profissional vai além do de projetista e/ou usuário das novas tecnologias, devendo ser crítico das questões políticas, sociais, econômicas, ambientais e relativas ao desenvolvimento sustentável, que permeiam a atividade dos engenheiros.

Logo, esse profissional deve ser dotado de capacidade de comunicação e liderança para a atuação em equipes multidisciplinares.

MERCADO DE TRABALHO

Os Engenheiros de Controle e Automação projetam, implantam, testam o funcionamento e aperfeiçoam sistemas automatizados.

Realizam manutenção, elaboram documentação técnica e assessoram a comercialização de produtos.

Podem coordenar equipe de trabalho e ministrar treinamentos na área de controle e automação industrial.

Além do mercado industrial, uma área crescente é o da automação comercial e residencial.

As empresas construtoras têm investido nesse segmento como forma de atrair o cliente, bem como melhorar o desempenho da acessibilidade às instalações, economia espacial e energética, dentre outros.

Uma outra área de atividade do Engenheiro de Automação e Controle é a área de automação de sistemas elétricos de potência, onde é exigido um alto grau de continuidade do fornecimento de energia, o que tem demandado uma procura intensa por profissionais multidisciplinares com as características dos egressos da UNINGÁ.