CIÊNCIAS CONTÁBEIS

OBJETIVOS GERAIS DO CURSO

O curso de graduação em Ciências Contábeis da UNINGÁ forma Bacharéis em com cultura geral e humanística, preparando-os para interpretar fenômenos econômicos e financeiros através de instrumentos e técnicas de natureza contábeis, além de desenvolver habilidades para análise e utilização de dados empresariais e contábeis de forma ética e responsável, atuando como agente de mudança no gerenciamento e nas soluções para os problemas contábeis das entidades em geral.

PERFIL DO EGRESSO

O Bacharel em Ciências Contábeis formado pela UNINGÁ atuará na contabilidade de empresas e instituições. Em sua atividade, desenvolve visão global e dinâmica dos ambientes econômicos e financeiros, retratando as influências destes nas alterações patrimoniais, por meio da identificação, da mensuração, do registro, da divulgação e da análise dos eventos e das transações ocorridas nas organizações. Produz informações que subsidiam o sistema de gestão no planejamento, organização, execução e controle das atividades, de forma a contribuir para o alcance das metas e dos objetivos da organização. Elabora estudos de viabilidade econômico-financeira de projetos; desenvolve auditoria e perícia nas áreas contábeis e realiza pesquisa para a solução de novos problemas que demandam conhecimento contábil. Em sua atuação, considera a ética, a segurança e as questões sócio-ambientais.

MERCADO DE TRABALHO

Os contadores dispõem de um campo de trabalho bastante amplo, com atribuições privativas e outras atribuições comuns a diversas áreas:

- Exercendo a Contabilidade Geral, a Contabilidade Fiscal, a Contabilidade Societária, a Contabilidade de Custos e a Contabilidade Gerencial, Contabilidade Pública;

- Auditor: Dividida em duas áreas distintas: Auditoria Interna (empregado da empresa); Auditoria Externa (autônomo ou empresa de auditoria).

- Perícia Contábil: São atribuições privativas dos profissionais contábeis.

- Analista Financeiro: O profissional contábil poderá atuar como analista econômico-financeiro das entidades em três ângulos: Análise de crédito: Analista externo de entidades para fins de concessão de crédito do ponto de vista da Instituição Financeira e vendas a prazo; Análise de desempenho: Analista interno que avalia indicadores de desempenho das entidades; Análise de investimento: Analista externo que tem objetivo de avaliar entidades para fins de investimento em nível de mercado de capitais, novos negócios, fusões etc.

- Consultor: O profissional contábil poderá atuar na consultoria contábil, de acordo com a especialidade adquirida, surgindo assim um mercado considerável para prestação de serviços nas seguintes áreas: de tributos, do comércio exterior, da contabilidade aplicada, de processamento de dados, de custos, de sistemas, de análise financeira etc.

- Empresário da Contabilidade: Um mercado que tem crescido bastante em função principalmente da terceirização dos serviços contábeis por parte das entidades.

- Outras Áreas: Outras funções exercidas pelo profissional contábil como Investigador de Fraudes Contábeis, Pesquisador Contábil, Escritor Contábil, Professor, Conselheiro, Controller, Controlador de Arrecadação, Escriturador Contábil e Fiscal, Fiscal de Tributos, Conferencista, Parecerista etc.