BIOLOGIA - LICENCIATURA

OBJETIVOS GERAIS DO CURSO

O curso de graduação em Biologia (Ciências Biológicas) da UNINGÁ tem o objetivo de formar Biólogos comprometidos ética e socialmente com o ensino e com o desenvolvimento de atividades científicas básicas e aplicadas nos diversos campos da biologia.

PERFIL DO EGRESSO

O egresso do curso de graduação em Biologia (Ciências Biológicas) da UNINGÁ apresenta sólida formação acadêmica de perfil generalista.

Ao receber o grau de Bacharel em Biologia o egresso está preparado para atuar no planejamento, gerenciamento e execução de estudos e projetos de pesquisa nas diferentes áreas da biologia. Apresenta sólida formação na conservação e manejo da biodiversidade, biotecnologia, bioprospecção, biossegurança, tanto nos aspectos técnico-científicos, quanto na formulação de políticas de melhoria da qualidade de vida. Pode atuar na consultoria, perícia ambiental e emissão de laudos técnicos.

Considerando a multiplicidade de áreas de atuação, este profissional possui habilidades nos seguintes contextos: ensino, meio ambiente, saúde e ciências humanas, sempre norteado pela ética e pelo rigor científico.

O egresso da licenciatura em Biologia está preparado para atuar como educador da área biológica no Ensino Fundamental e Ensino Médio, usufruindo de seu domínio do conhecimento e de técnicas pedagógicas. Este profissional é um estudioso dos processos de aprendizagem e capaz de trabalhar com as diferenças individuais e necessidades especiais dos estudantes. Possui sólida formação teórico-prática, científica, sendo profissionalmente comprometido com o resultado de suas ações profissionais, pautando sua conduta profissional em critérios humanísticos, no compromisso com a cidadania, rigor científico e referenciais ético legais.

MERCADO DE TRABALHO

O graduado em Biologia (Ciências Biológicas) da UNINGÁ - pode exercer suas competências em laboratórios de pesquisa científica e análises clínicas, parques ecológicos, empresas públicas e privadas, empresas de saneamento básico e gestão de resíduos, além da realização de perícias e elaboração de estudos e relatórios de impactos ambientais.

O licenciado em Biologia da UNINGÁ pode exercer a docência em diferentes níveis de ensino, sendo predominante no Ensino Fundamental e Ensino Médio. Atua nas diferentes áreas e subáreas da Biologia em Instituições de Ensino públicas e privadas.