Investimento
R$ 1.040,00* mensais
+ 50% desconto
na 1ª Parcela (Matrícula)
Taxa Vestibular
Isento
* Parcelas diferenciadas.
Graduação Presencial / Matutino

ARQUITETURA E URBANISMO - MATUTINO

Carga Horária: 3880 horas
Duração: 5 Anos
O curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo da UNINGÁ objetiva estabelecer e transmitir os conceitos das "Belas Artes".
O Arquiteto e Urbanista encontra uma grande variedade de setores de atuação. De acordo com a legislação vigente, este profissional pode, entre outras atividades: projetar, construir e reformar edificações dos mais variados portes; trabalhar nas áreas de desenvolvimento e planejamento urbano, preservação e restauro de patrimônio histórico; atuar em arquitetura de interiores, exercer tarefas de consultoria, assessoria e de gerenciamento de obras; realizar vistorias, laudos, avaliações e pareceres e ainda dedicar-se ao ensino e à pesquisa.

O curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo da UNINGÁ objetiva estabelecer e transmitir os conceitos das "Belas Artes", que privilegiam os aspectos formais e o conhecimento técnico necessário para a completa formação profissional.

Durante o curso, são desenvolvidas habilidades formais pela intervenção do desenho e da plástica, bem como pela promoção de vivências e do desenvolvimento da consciência das relações entre os espaços edificados e os variados e complexos espaços urbanos e sociais.

O estudo dos fundamentos culturais, históricos e socioeconômicos da profissão também são contemplados. O futuro profissional obtém, ao final do curso, sólidos conhecimentos dos meios técnicos de execução, aplicados e consolidados na prática projetiva, e portanto capacitado para os diversos desafios da prática profissional.

O Arquiteto e Urbanista formado pela UNINGÁ tem o perfil do profissional generalista, apto a compreender e traduzir as necessidades de indivíduos, grupos sociais e comunidade, com relação à concepção, organização e construção do espaço exterior e interior, abrangendo a edificação, o urbanismo e o paisagismo nos conceitos da sustentabilidade, bem como a conservação e a valorização do patrimônio construído, proteção do equilíbrio do ambiente natural e à utilização racional dos recursos disponíveis, orientados para a projetação arquitetônica e urbanística, em sua mais ampla acepção, e a consecução dos projetos complementares e execução de obras.

O egresso possui formação para a realização de atividades suficientemente amadurecida e conexa com outras áreas afins, pois a concentração na área de projeto corresponde à resposta da UNINGÁ às necessidades da sociedade que necessita de profissionais com conhecimentos e treinamento à altura do desenvolvimento tecnológico contemporâneo, com base na sustentabilidade ambiental, social e econômica, nas condicionantes ambientais e dos parâmetros da acessibilidade universal.

Ciências Sociais
Métodos e Técnicas da Pesquisa
Estética e História da Arte
Modelos físicos e virtuais aplicados ao processo projetual
Elementos da Matemática e Geometria Descritiva
História da Arquitetura e Urbanismo I
Meios de Expressão e Representação Gráfica
Desenho projetivo em Arquitetura e Urbanismo
Projeto Arquitetônico I
Topografia
Tecnologia da Construção I
Sistemas Estruturais I
Conforto Ambiental I
Fundamentos da Arquitetura e do Urbanismo
História da Arquitetura e Urbanismo II
Projeto Arquitetônico II
Urbanismo I
Tecnologia da Construção II
Sistemas Estruturais II
Conforto Ambiental II
Urbanismo II
Projeto da Paisagem I
Projeto Arquitetônico III
História da Arquitetura e Urbanismo III
Tecnologia da Construção III
Urbanismo III
Projeto Arquitetônico IV
Projeto da Paisagem II
Projeto de Interiores I
Técnicas Retrospectivas
História da Arquitetura Brasileira
Sistemas Prediais
PIESC
Oficinas e Seminários em Arquitetura e Urbanismo
Ensaios da Arquitetura Contemporânea
Projeto Arquitetônico V
Projeto de Interiores II
Trabalho de Conclusão de Curso
Estágio Supervisionado
close