Mensalidade R$ 570,00
Duração 4 anos
Titulação Bacharelado

50% de desconto
na primeira mensalidade

Sobre o curso

Fonoaudiologia já é vista como uma das profissões do futuro, pois se preocupa com a melhora da qualidade de vida do ser humano. O fonoaudiólogo trata os aspectos relacionados à linguagem, audição, voz e funções do sistema estomatognático, como respiração, deglutição e mastigação. O curso de graduação em Fonoaudiologia da UNINGÁ forma profissionais Fonoaudiólogos com atuação generalista, humanista, crítica e reflexiva, pautada em princípios éticos e capacitados para desenvolver suas atividades nas áreas de promoção, prevenção, diagnóstico e tratamento. Ao se formar em Fonoaudiologia, o profissional pode optar por trabalhar sozinho ou em equipe multidisciplinar com fisioterapeutas, psicólogos, pedagogos, médicos, dentistas e outros profissionais.

O profissional fonoaudiólogo pode atuar em clínicas e consultórios públicos, privados e filantrópicos, bem como em hospitais, maternidades, empresas, escolas, atendimentos domiciliares, asilos, dentre outros. A orientação de pais e professores prestando consultoria e assessoria à equipe pedagógica na área da educação também faz parte do escopo de atuação do fonoaudiólogo. Na fonoaudiologia a realização de exames ocupacionais vocais e audiológicos em fábricas e indústrias, ou ainda o trabalho com profissionais da voz cantada e voz falada (ator, repórter, dublador, professor) assim como em empresas trabalhando a comunicação empresarial ampliam a atuação profissional. Mais recentemente há campo de atuação na estética facial ou ainda a realização de perícias técnicas e assessorias em casos de ações cíveis e criminais, além da possibilidade de atuação acadêmica como pesquisador científico. Outras áreas como Fonoaudiologia Neurofuncional, Neuropsicologia e Gerontologia já permitiram a ampliação da atuação Fonoaudiológica em outras instâncias de competência. O aumento da população idosa e da demanda por ações que promovam o envelhecimento saudável, tem contribuído para ampliar o mercado profissional na área.

Essa é uma excelente escolha profissional para quem se importa com o outro e se preocupa com a boa comunicação. O Fonoaudiólogo egresso da UNINGÁ é um bacharel capacitado para o exercício profissional da (re)habilitação relacionada direta ou indiretamente à comunicação humana. É um profissional que visa à melhora da qualidade de vida do próximo. Assim, é instruído a aprender com criticidade, para detectar a necessidade do paciente e contextualizá-la com o conhecimento científico atual, visando sua aplicabilidade, primando pela inserção da prática profissional dentro do escopo da saúde pública e privada, prevenindo, avaliando e tratando os distúrbios da comunicação humana. Além disso, pode atuar em áreas administrativas, assessoria e consultoria.

Matriz Curricular

Bases Biológicas Integradas
Anatomia Humana
Métodos e Técnicas de Pesquisa
Ciências Sociais
Introdução à Fonoaudiologia
Psicologia do Desenvolvimento
Saúde Coletiva
Linguística da Língua Portuguesa
Libras
Fisiologia Humana
Deontologia e Legislação
Ortodontia
Patologia Geral
Otorrinolaringologia
Aquisição e Desenvolvimento da Linguagem
Fonoaudiologia Hospitalar
Farmacologia
Diagnóstico Audiológico
Voz
Motricidade Orofacial
Estágio I – Clínica em Audiologia
Métodos de Avaliação Fonoaudiológica
Fundamentos de Genética
Estágio I – Clínica em Fonoterapia
Audiologia Educacional
Aparelho de Amplificação Sonora Individual
Optativa (Comunicação e relações interpessoais, Educação Especial e Práticas Inclusivas, Dificuldade de aprendizagem, Psicomotricidade)
Estágio II – Clínica em Fonoterapia
Estágio II – Clínica em Audiologia
Atualidades em Fonoaudiologia
Trabalho de Conclusão de Curso

Indicadores

Curso
nota
3
escala de 1 a 5 | avaliação do MEC

Conheça a estrutura

Últimas Notícias | Ver todas >

UNINGÁ abre seleção para PIBIC CNPq

São 04 Bolsas de Iniciação Científica do “Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica – PIBIC” do CNPq, para discentes de cursos de graduação da UNINGÁ, referente ao período letivo de 2019/2020.

Acadêmico de Engenharia Elétrica da UNINGÁ fica entre os 3 melhores TCC do PR

De acordo com o CREA-PR, o Trabalho de Conclusão de Curso do Ewerton Seiti Maeda, ficou entre os três melhores do estado do Paraná na Modalidade Elétrica.

II Ciclovet de Medicina Veterinária da UNINGÁ encerra com minicursos

Foram três dias com palestras, apresentação de trabalhos científicos e minicursos.