Mensalidade R$ 550,00
Duração 12 meses
Titulação Especialização

CURSO EXCLUSIVO PARA MARINGÁ - SEDE

Sobre o curso

Carga horária: 360h

 

Duração do Curso: 12 Meses

 

Período de realização: Abril de 2022

 

Turma: Mínimo de 20 alunos por turma

 

Inscrição: Isento

 

Mensalidade: 12 parcelas de R$550,00 (10% de desconto para pagamento até o vencimento)

 

Público alvo: Médicos Veterinários, que realizaram o bacharelado em instituição reconhecida pelo  Ministério da Educação.

 

Mundo do trabalho: A Cardiologia em pequenos animais, cães e gatos, é a especialidade da Medicina  Veterinária que visa o diagnóstico, tratamento e a prevenção de doenças cardiovasculares, instabilidades  hemodinâmicas e circulatórias. As cardiopatias podem ser divididas em adquiridas e congênitas, valvares  e pericárdicas, podendo dentre elas as suscitadas pela ausência de sintomas, sendo classificadas em  assintomáticas e sintomáticas. Os sinais clínicos podem variar de acordo com a progressão da doença,  sendo detectados por diferentes meios de diagnósticos atribuindo desde anamnese aos exames semióticos  do paciente cardiopata, como, imposição circulatória e distúrbios hemodinâmicos, mecanismos  compensatórios sistêmicos, podendo ou não ser observado remodelamento cardíaco como mecanismo de  adaptação, tendo como principal consequência a insuficiência cardíaca congestiva. O diagnóstico precoce  das doenças cardiovasculares em pequenos animais é de extrema importância e fundamental para  estabelecer prognóstico e instituir protocolos terapêuticos adequados e individualizados. Com o aumento  da expectativa de vida, destes animais, aumenta-se a busca por profissionais especializados para melhor  abordagem do paciente cardiopata, assim como técnicas de diagnósticos complementares como  eletrocardiografia, eletrocardiografia ambulatorial, ecocardiografia, biomarcadores cardíacos, técnicas de  imaginologia cardíaca, emergências cardiovasculares, nutrição do paciente cardiopata, além dos exames  laboratoriais de rotina que auxiliam no diagnóstico da patologia, contribuindo com tratamento eficaz e acima  de tudo que possibilite ao animal qualidade de vida e reduzindo o número de óbitos. Ainda, vale ressaltar  que o aumento da procura por profissionais especializados por parte dos tutores que desejam atendimento  de qualidade, meios de diagnóstico rápidos, eficientes e adoção de protocolos eficazes.  

 

A profissão: A grande maioria dos cursos de graduação em Medicina Veterinária visa a formação de Médicos  Veterinários generalistas, capazes de atuar em diferentes áreas. Com o crescimento do mercado de  trabalho voltada às cardiopatias em cães e gatos, a especialização na área se faz de extrema importância. 

 

Objetivos gerais:

O objetivo do curso em Cardiologia em cães e gatos à distância é fornecer ao acadêmico  atualização e aprofundamento nos conceitos terapêuticos, bem como em técnicas de diagnóstico,  solicitação de exames complementares ¨padrão ouro¨, terapias biológicas e alternativas que visam e  promovem melhores prognósticos. 

O curso, considerado de modalidade presencial à distância com aulas ao vivo, contempla módulos  teóricos sempre online aliados a, programados para desenvolver habilidades e competências que permitam  aos profissionais atuarem nas diversas e complexas áreas da cardiologia veterinária, outro grande  diferencial do curso é que no estado do Paraná a especialização em cardiologia em pequenos animais. 

 

Objetivos específicos: 

  • Capacitar os médicos veterinários a reconhecerem alterações cardiovasculares sugestivas de quadros patológicos primários e ou secundários de cardiopatias em cães e gatos;
  • Fornecer conhecimentos específicos a respeito das principais cardiopatias, mecanismos compensatórios, distúrbios hemodinâmicos, métodos de diagnóstico e terapêutica, desde o reconhecimento da cardiopatia visando melhores prognósticos assim como cuidados paliativos do paciente cardiopata.
  • Promover a integração dos conhecimentos obtidos nas aulas teóricas com a rotina prática.

Coordenadoras do curso: Prof. Dra. Thalita Regina Petrillo e Prof. Dra.Bruna Leticia Domingues Molinari

E-mail: [email protected]  ou [email protected]

Docentes Convidados:

Dr. Leonardo Martins Leal;

Msc. Leila Isono Pereira;

Dra. Daniela Aparecida Godoi Kemper;

Esp. Guilherme Barizão;

Esp. Guilherme Bernardo Cornélio Coelho;

Dr. Weslem Garcia Suhett;

Dra Lidía Mitsuko Matsubara;

Msc. Gabriela Maria Benedetti Vasques;

Msc. Michelle Campano de Souza;

Dra. Edna Mireya Gómez Ortiz;

Introdução ao sistema cardiovascular; anatomia, fisiologia, embriologia e semiologia do sistema  circulatório

Cardiologia clínica: Arritmias cardíacas e coronopatias

Métodos de diagnóstico: Imaginologia torácica, Eletrocardiografia e Ecocardiografia

Pressão arterial; técnicas de aferição; Hipertensão pulmonar e sistêmica; Cor pulmonale e  Tromboembolismo

Cardiomiopatias em cães: congênitas e adquiridas

Cardiomiopatias em gatos: congênitas e adquiridas

Síndrome da insuficiência cardíaca congestiva (fisiopatogenia, sinais clínicos, diagnóstico e tratamento)

Síndrome cardiorrenal e terapia com células tronco

Emergências cardiovasculares; Terapia e estabilização do paciente; Ressuscitação cardiorrespiratória

Anestesia em cardiopatas

Doenças infecciosas e parasitárias (endocardite  infecciosa/dirofilariose)

Cuidados paliativos em cardiologia de cães e gatos; Nutrição do paciente cardiopata

Afecções pericárdicas; Doenças valvares e neoplasias cardíacas

Últimas Notícias | Ver todas >

Projeto Brincar é Coisa Séria.

No sábado (30/04), os alunos de Pedagogia, Letras, Artes Visuais e Educação Física da UNINGÁ e a Liga Acadêmica de Educação a Distância - LAED participaram das oficinas sobre a importância do lúdico na educação e construção de brinquedos na Brinquedoteca, localizada no Bloco R de Psicologia.

Parabéns ao Dr. Roberto Cezar De Oliveira, Pelo seu Aniversário.

No dia de hoje (13/05), parabenizamos o Reitor da instituição Dr. Roberto Cezar De Oliveira, por mais um ano de vida.

Ação Maio Amarelo

UNINGÁ esteve presente na ação Maio Amarelo, realizada nesta quinta-feira (05/05) na Praça Raposo Tavares com os cursos de Enfermagem, Educação Física, Medicina e Fisioterapia

Este site utiliza cookies em sua navegação para melhorar a sua experiência.

08:39 05/01/2021