O curso de Educação Física da Uningá direciona seu foco para as necessidades sociais nas áreas de saúde, educação, cultura, esporte e lazer. Seu objetivo é formar profissionais competentes para promover qualidade de vida e saúde, enfocando diversas formas de exercício físico, ginástica, jogos, esportes, lutas e danças. Com um corpo docente composto por mestres e doutores, a abordagem se baseia em pensamento científico, reflexão crítica e conduta ética.
Os alunos têm inúmeras oportunidades para vivenciar a vida acadêmica, com projetos de ensino e extensão que abrangem áreas como Atividades Aquáticas e Natação, Escolas de Esportes Coletivos e não-tradicionais, Lutas, Ginásticas e Danças, bem como intervenções com grupos especiais. Uma característica diferenciada é a Prática Integrada, uma disciplina que conecta os estudantes ao mercado de trabalho desde os primeiros anos, permitindo uma percepção dos requisitos profissionais e uma compreensão dos campos de atuação.
Os bacharéis em Educação Física atuam na promoção da saúde e qualidade de vida por meio da consultoria e intervenção em atividades físicas. Eles podem trabalhar em academias, clínicas, centros esportivos, hotéis, treinamento desportivo, escolas de dança, centros de lutas, entre outros. O curso busca preparar profissionais versáteis e engajados em contribuir para a saúde e bem-estar da sociedade.
Plano de ação da coordenação de Educação Física
Linhas de Pesquisa Estabelecidas nos Projetos Pedagógicos da Graduação
- Práticas, Políticas e Produção do conhecimento em Educação Física
- Estudos Históricos e Socioculturais da Educação Física, Esporte, Lazer e Saúde
- Educação Física, Cotidiano, Currículo e Formação Docente
- Esportes e gênero
- Medidas e Avaliação em Educação Física
- Atividade Física Adaptada
- Educação Física e Saúde
- Etiofisiopatologia de Doenças Humanas e Animais
Coordenador. Prof. Ma. Andressa Peloi Bernabe
Curso autorizado pelo MEC | Resolução CEPEX nº 66 de 18/08/2016