A Educação Física guarda importância histórica, sendo um determinante para a qualidade de vida e a oferta direta de promoção de saúde; sua trajetória apresenta relação com a época da escravidão, sendo sua inserção como componente pedagógico uma referência para a mudança de estrutura e pensamento na formação do individuo durante a etapa escolar da época, apresentando objetivo tanto de ofertar exercício para o corpo quanto para a mente. Surge então o Higienismo e o Militarismo, com o foco de promover saúde e aumentar a capacidade física aos indivíduos, proporcionando o direcionamento de promoção da saúde como objeto de atuação do Educador Físico. Atualmente, a Educação Física apresenta suas atuações pautadas na concepção do fazer, saber por que está fazendo e como se relacionar com esse saber, de forma a otimizar os benefícios e promover o ganho dentro das esferas pedagógicas e orgânico-funcionais.
O profissional da Educação Física apresenta importante papel na prevenção, promoção e reabilitação da saúde por meio da educação, eventos, lazer e esportes; engajado na atenção à saúde coletiva, de forma a ofertar a população a condição necessária para melhora do bem estar e da qualidade de vida. O educador físico, por meio da promoção de saúde, constitui uma ferramenta prioritária para aliar a prática de exercício físico com a promoção de vida saudável, usando da formação direcionada ao Bacharelado, uma ação multissetorial e não-escolar do exercício da profissão, atuando em espaços como clubes, academias, áreas de lazer, iniciação esportiva, projetos sociais, órgão públicos e iniciativas privadas nos mais variados eixos de desenvolvimento relacionados a proposta de prevenção e promoção de saúde.
Sempre focado em uma formação generalista, humanista e crítica, com ênfase na qualidade da intervenção acadêmico-profissional de forma a esclarecer e intervir, profissional e academicamente no contexto específico e histórico-cultural, a partir de conhecimentos de natureza técnica, científica e cultural. O egresso se encontrará habilitado a organizar, administrar, planejar, avaliar e atuar pedagógica, científica e tecnicamente no âmbito dos estados atual e emergente da cultura do movimento.
Plano de ação da coordenação de Educação Física
Linhas de Pesquisa Estabelecidas nos Projetos Pedagógicos da Graduação
- Práticas, Políticas e Produção do conhecimento em Educação Física
- Estudos Históricos e Socioculturais da Educação Física, Esporte, Lazer e Saúde
- Educação Física, Cotidiano, Currículo e Formação Docente
- Esportes e gênero
- Medidas e Avaliação em Educação Física
- Atividade Física Adaptada
- Educação Física e Saúde
- Etiofisiopatologia de Doenças Humanas e Animais
Coordenador. Prof. Ma. Andressa Peloi Bernabe
Email: educacaofí[email protected]
Curso autorizado pelo MEC | Resolução CONSUNI nº 84 de 23/10/2017