Mensalidade R$ 880,00
Duração 4 anos
Titulação Bacharelado

Sobre o curso

O curso de Farmácia consiste no ensino das ciências farmacêuticas, classificado na área da saúde que remete ao cuidado e bem-estar das pessoas; na Uningá, este curso é de bacharelado, com duração de 4 anos. Desde o primeiro ano do curso os alunos são inseridos em muitas atividades práticas das disciplinas básicas, mas já relacionadas à futura profissão. As aulas práticas são muito interativas, pois permitem que os alunos experimentem em laboratórios, dinâmicas e ações na comunidade, o exercício da profissão farmacêutica.

No curso de Farmácia, os alunos aprendem atividades que poderão ser aplicadas em diversas áreas de atuação, pois se trata de uma formação generalista. O curso é composto por muitas aulas práticas e estágios supervisionados; professores mestres e doutores se empenham em passar aos alunos todas as vivências práticas do mercado de trabalho durante as aulas teóricas, atividades práticas e especialmente nos estágios. Os estágios começam a partir do segundo ano do curso, quando os alunos vivenciam as práticas da Farmácia Pública, em UBS de Maringá. Para os demais estágios, contamos com infraestrutura de alto padrão da Uningá, temos uma Farmácia Universitária de Dispensação e Manipulação, Laboratório de Técnicas Dietéticas e Análises de Alimentos, Laboratório de Análises Clínicas, e a Farmácia do Hospital Uningá, onde são atendidos pacientes das clínicas, SUS, comunidade interna e externa.

Os projetos de ensino, extensão e pesquisa do curso de Farmácia da Uningá merecem destaque, através da promoção da interação social e interprofissional, os alunos de Farmácia executam projetos relacionados às diversas áreas de atuação do farmacêutico, e muitas vezes em parceria com os cursos de Agronomia, Biomedicina, Nutrição e outros cursos da área da saúde; Em 2020 e 2021, alunos do curso de Farmácia foram contemplados com bolsa de iniciação científica para execução de suas pesquisas, orientados por docentes de Farmácia.

Todos os anos realizamos visitas técnicas em grandes empresas do âmbito farmacêutico, como as indústrias de medicamentos, cosméticos, saneantes, de alimentos, laboratórios de análises clínicas, controle de qualidade e outros campos de atuação do farmacêutico, permitindo a experiência vivenciada do mercado de trabalho e intercâmbio de conhecimentos. Mesmo com a pandemia, conseguimos realizar visitas técnicas virtuais. O curso de Farmácia da Uningá foi o primeiro curso de Farmácia do Brasil a realizar visita técnica virtual guiada na Sandoz do Brasil, do grupo Novartis.

O farmacêutico formado pela Uningá está apto a prestar orientações sobre o uso correto de medicamentos, dispensar medicamentos prescritos e isentos de prescrição, examinar substâncias e princípios ativos, identificar reações que ocorrem no organismo, manipular fórmulas individualizadas, realizar análises clínicas e toxicológicas em amostras de sangue, urina, fezes e outras para diagnóstico de patologias, analisar a composição dos alimentos e os seus benefícios e riscos à saúde humana, atuar a nível hospitalar auxiliando na administração hospitalar e controle de infecções, atuar em indústrias na produção de medicamentos e controle de qualidade, atuar na obtenção de novas substâncias e fármacos para novos tratamentos, na pesquisa, docência e dentre outras mais de 70 áreas de atuação do profissional farmacêutico.

Os alunos egressos de Farmácia da Uningá encontram mercado de trabalho promissor, pois trata-se de uma das áreas com maior taxa de empregabilidade no mundo do trabalho. Especialmente em tempos atuais, em que foi decretada pandemia de COVID-19, a profissão se destacou como um serviço essencial nas farmácias, hospitais, na pesquisa por novos medicamentos e vacinas, dentre outras áreas de suma importância.

Agende uma visita com nossa coordenação, e venha conhecer mais sobre esse curso promissor.

Coordenadora. Prof. Dra. Ana Paula Margioto Teston

Lattes: http://lattes.cnpq.br/8078351401094233

[email protected]


Curso reconhecido pelo MEC | Portaria 134 de 01/03/2018

Matriz Curricular

AVA: Bases Biológicas Integradas

AVA: Cultura e Sociedade

AVA: Metodologia e Técnicas de Pesquisa

Anatomia Humana

Bioquímica

Comunicação e Expressão

Fisiologia Humana

Química e Técnicas laboratoriais I

Programa de Integração Escola Comunidade - PIESC I

Estágio Supervisionado I - Serviços Farmacêuticos

AVA: Empreendedorismo

AVA: Parasitologia

AVA: Patologia

AVA: Saúde Coletiva e Epidemiologia

Imunologia

Microbiologia

Química Farmacêutica

Farmacognosia, Fitoquímica e Fitoterapia

Farmacologia

Programa de Integração Escola Comunidade - PIESC II

Estágio Supervisionado II - Especificidades regionais (acupuntura, homeopatia, estética, vacinas, fitoterapia)

Estágio Supervisionado III - Tecnologia e Análises de Alimentos

AVA: Cuidados farmacêuticos e Prescrição

AVA: Homeopatia

AVA: Farmacoepidemiologia e farmacovigilância

Controle de Qualidade e gestão laboratorial

Farmácia Hospitalar e gestão

Análises clínicas I

Farmacoterapia

Farmacotécnica

Toxicologia

Programa de Integração Escola Comunidade - PIESC III

Estágio Supervisionado IV - Farmácia Comunitária e Atenção farmacêutica

Estágio Supervisionado V - Farmácia Magistral e Manipulação Veterinária

AVA: Administração e Gestão Farmacêutica

AVA: Disciplina Optativa

AVA: Ética e legislação farmacêutica

AVA: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

Análises clínicas II

Integração das Ciências Farmacêuticas

Tecnologia Farmacêutica e Gestão da Qualidade

Programa de Integração Escola Comunidade - PIESC IV

Estágio Supervisionado VI - Farmácia Hospitalar

Estágio Supervisionado VII - Análises clínicas e Toxicológicas

Estágio Supervisionado VIII - SUS

 

Indicadores

Curso
nota
4
escala de 1 a 5 | avaliação do MEC

Conheça a estrutura

Últimas Notícias | Ver todas >

Inscrições abertas para o vestibular agendado da UNINGÁ

As provas poderão ser realizadas presencialmente nos polos, na sede da UNINGÁ ou on-line no site.

Alunos do curso de Agronomia realizam doações de presentes as crianças

Na última sexta-feira (17/12), os alunos do curso de Agronomia da UNINGÁ realizam de presentes as crianças de Marialva - PR

Aluna do 4° ano do curso de Nutrição da UNINGÁ, foi aprovada no processo seletivo de Mestrado da UEM

Vanessa Menezes Ferreira Bachini, aluna do curso de Nutrição da UNINGÁ, foi aprovada no processo de seletivo para Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciência de Alimentos da Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Este site utiliza cookies em sua navegação para melhorar a sua experiência.

08:39 05/01/2021