Mensalidade R$ 733,53
Duração 4 anos
Titulação Bacharelado

Sobre o curso

A Fisioterapia enquanto um campo de atuação profissional visa intervir sobre o movimento ou através do movimento em todos os níveis de atenção, trata-se da área da saúde que estuda, previne, diagnostica e trata de disfunções e problemas nos órgãos e sistemas do corpo humano. Todo profissional da área da fisioterapia está pronto para avaliar e reavaliar disfunções, além de diagnosticar, dar um prognóstico e elaborar objetivos e condutas visando definir qual o melhor tratamento fisioterapêutico para cada paciente.

Dentro destas considerações o mercado de trabalho para a Fisioterapia está cada vez mais em evidência, demonstrando um crescimento contínuo nas áreas de Saúde Pública, Iniciação Científica, Tecnologias inovadoras, Reabilitação virtual, entre outras. O profissional poderá ser absorvido no trabalho em Hospitais, Secretarias de Saúde e Educação, Centros de Reabilitação, Clínicas, Ambulatórios, Empresas, no Ensino e na Pesquisa, em Serviço Autônomo, entre outros, atuando nos três níveis de atenção à saúde.

Os profissionais de saúde, dentro de seu âmbito profissional, devem estar aptos a desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, tanto em nível individual quanto coletivo. Cada profissional deve assegurar que sua prática seja realizada de forma integrada e contínua com as demais instâncias do sistema de saúde, sendo capaz de pensar criticamente, de analisar os problemas da sociedade e de procurar soluções para os mesmos.

O fisioterapeuta deve ter uma formação generalista, humanística, crítica e reflexiva, capacitado a atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor científico e intelectual; deverá ser detentor de visão ampla e global respeitando os princípios éticos/bioéticos, e culturais do indivíduo e da coletividade. O profissional da Fisioterapia é capaz de ter como objeto de estudo o movimento humano em todas as suas formas de expressão e potencialidades, quer nas alterações patológicas, cinético-funcionais, ou nas suas repercussões psíquicas e orgânicas objetivando a preservar, desenvolver, restaurar a integridade de órgãos, sistemas e funções, desde a elaboração do diagnóstico físico e funcional, eleição e execução dos procedimentos fisioterapêuticos pertinentes a cada situação.

Linhas de Pesquisa Estabelecidas nos Projetos Pedagógicos da Graduação

  • Epidemiologia, prevenção e tratamento fisioterapêutico de quadros ortopédicos, traumáticos e desportivos comuns.
  • Estudos sobre o envelhecimento e longevidade;
  • Avaliação, mapeamento, identificação e análise da saúde do idoso, serviços e espaços utilizados pelos idosos;
  • Promoção, prevenção, reabilitação e tratamento para melhoria da saúde do idoso.
  • Estudos epidemiológicos, diagnósticos, prevenção e intervenção da fisioterapia neurofuncional no adulto com distúrbios neurológicos de origem central ouperiférica
  • Estudos epidemiológicos, diagnósticos e intervenção das disfunções urológicas, ginecológicas e sexuais.
  • Avaliação e intervenção fisioterapêutica no pós-operatório de cirurgias plásticas faciais.
  • Estudos epidemiológicos, avaliação e intervenção fisioterapêutica nas alterações vasculares e linfáticas;
  • Caracterização dos pacientes pediátricos frequentadores da clínica integrada da associação norte paranaense de reabilitação;
  • Prevenção de lesões esportivas: propriocepção Lesões esportivas
  • Reabilitação de lesões esportivas;
  • 11.Avaliação e tratamento das disfunções estéticas;
  • Epidemiologia, análise e prevenção de doenças osteomioarticulares voltadas à ortopedia e traumatologia;
  • Recursos hidrocinesioterapêuticos no tratamento das disfunções ortopédicas, neurológicas e reumatológicas;
  • Recursos terapêuticos manuais no tratamento de disfunções cinético-funcionais voltadas para patologias de caráter muscular, tendinoso e postural;
  • Estudos epidemiológicos, diagnósticos e intervenção fisioterapêutica no paciente amputado;
  • Doenças crônicas e degenerativas no envelhecimento;
  • Caracterização dos pacientes frequentadores da clínica integrada da associação norte paranaense de reabilitação e clínica escola da uningá;
  • Epidemiologia, avaliação e tratamento em quadros fisioterapêuticos cardiorrespiratórios a nível hospitalar

Coordenador. Prof. Luis Fernando Aguera

[email protected]

lattes: http://lattes.cnpq.br/2654068226885695

 

Curso autorizado pelo MEC | Resolução nº 5 de 16/03/2020

Carga Horária Complementar: 160 horas

Matriz Curricular

Metodologia e Técnicas de Pesquisa

Ciências Sociais

Bases Biológicas Integradas

Anatomia Humana

Fisiologia Humana

Bioquímica

Fisiologia do Exercício

Habilidades Práticas em Fisioterapia I

Programa de Integração Escola Comunidade - PIESC I

Farmacologia

Patologia Geral

História da Fisioterapia

Empreendedorismo

Cinesiologia e Cinesioterapia

Introdução à Psicologia

Recursos hidrocinesioterapêuticos

Habilidades Práticas em Fisioterapia II

Programa de Integração Escola Comunidade - PIESC II

Estágio Supervisionado em UBS

Eletrotermofototerapia

Métodos de avaliação cinesio-funcional

Recursos terapêuticos manuais

Saúde Coletiva

Saúde da criança e do idoso

Saúde da mulher

Reumatologia clínica

Fisioterapia aplicada ao desporte

Fisioterapia aplicada a saúde do trabalhador

Ortopedia e traumatologia funcional

Programa de Integração Escola Comunidade - PIESC III

Fisioterapia dermatofuncional

Ética e Deontologia para Fisioterapia

Optativa

Fisioterapia em cardiologia e pneumologia

Fisioterapia neurofuncional

Promoção da saúde

Trabalho de Conclusão de Curso

Programa de Integração Escola Comunidade - PIESC IV

Estágio Supervisionado I

Estágio Supervisionado II

 

Disciplinas Optativas

Direitos Humanos e diversidade

Relações Étnico-raciais e cultura Afro-brasileira e povos indígenas

LIBRAS

Meio Ambiente, Responsabilidade Social e Sustentabilidade

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08:39 05/01/2021