A Terapia Ocupacional surgiu como profissão no século XX; durante a Segunda Guerra Mundial, apresentou grande destaque com o tratamento de soldados feridos e, por isso, se tornou parte fundamental e com relação direta com os mecanismos de desenvolvimento do capital e a demanda humanística incorporada a esse processo. A profissão emerge pautada nas características dos efeitos terapêuticos contidos nas ocupações humanas e apresenta atuação dentro da reinserção social a qual é realizada por meio de habilitação e reabilitação do desempenho funcional, o que promove maior independência física e mental ao indivíduo.
O Terapeuta Ocupacional apresenta ampla atuação; pode ser inserida nas mais diversas áreas de atenção à saúde, de maneira a atuar na prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, tanto em nível individual quanto coletivo. Apresenta especialidades nas áreas de acupuntura, contextos hospitalares e sociais, gerontologia, saúde da família, saúde mental. Também há possibilidade da abrangência para atuação de equipes multidisciplinares em Unidades Básicas de Saúde (UBS) e no Programa Saúde da Família (PSF).
Através do entendimento humanístico, o profissional tem sua formação baseada no objetivo de promover saúde pela ocupação, gerando análise da vida cotidiana, tanto no meio pessoal quanto dentro de atividades profissionais, de maneira a possibilitar o envolvimento humano nas ocupações que desejam e necessitam realizar ou que se espera que realize, utilizando de conhecimentos pautados nas ciências da saúde, sociais, do comportamento, psicossociais e ocupacionais.
Sempre voltado para as necessidades do ser humano e munido de conhecimento das ciências que norteiam o processo de execução de atividade, o egresso em Terapia Ocupacional apresenta competências que o possibilitam articular, baseado no processo formativo, os conceitos de ensino, pesquisa, tecnologia e extensão, envolvendo elementos do planejamento de forma flexível e reflexiva, avaliando permanentemente os efeitos de sua intervenção, revendo criticamente sua prática e comprometimento com a produção do conhecimento. Atua sob interferência nas execuções diárias de atividades, avaliando o contexto e realizando intervenções que propiciam a melhor execução sob o menor custo orgânico.
Linhas de Pesquisa Estabelecidas nos Projetos Pedagógicos da Graduação
- Gêneros e Sexualidades: um olhar multidisciplinar
- Cuidado Integral à pessoa com Transtorno do Espectro Autista
- Cuidado, Terapia Ocupacional e Saúde Mental.
Coordenadora: Profª Drª. Lisabelle Mazaro
Curso autorizado pelo MEC | Resolução CEPEX nº 011 de 26/08/2022