Acadêmicos de Medicina desenvolvem projeto de extensão em colégios de Maringá

O projeto faz parte da disciplina de Assistência à Saúde da Criança e do Adolescente, do 3º ano de medicina.

01/02/2019 - 10h

Alunos do 3º ano do curso de Medicina da UNINGÁ, com a participação das Dras. e professoras Jane Cardoso e Andreza Macedo Teixeira, monitores e internos da instituição, realizaram um projeto de extensão, como parte da disciplina de Assistência à Saúde da Criança e do Adolescente, na Escola Machado de Assis e no Colégio Estadual Juscelino Kubitschek Oliveira.

O projeto proposto foi a realização de anamnese completa, incluindo exame físico e análise do calendário vacinal de crianças e adolescentes matriculados nas escolas. Através da entrevista de anamnese, verificação de sinais vitais e comunicação, pode-se inferir alguns diagnósticos clínicos. As crianças e os adolescentes que não estiveram dentro dos parâmetros esperados ou com alguma queixa, foram encaminhados para as especialidades médicas correspondentes para darem início ao tratamento necessário.

De acordo com os docentes, o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento faz parte da avaliação integral à saúde da criança e do adolescente. Através das ações de promoção à saúde, prevenção de agravos e de assistência, pressupõe-se o compromisso de prover qualidade de vida para que esses indivíduos possam crescer e desenvolver todo o seu potencial.