O jornalista tem a missão ética de relatar a verdade e determinar um acontecimento como notícia a partir do interesse público. A divulgação de informações deve ser planejada e executada considerando cada meio de divulgação, do jornalismo off-line, como os jornais impressos e revistas até a web, com o uso de smartphone em uma transmissão ao vivo.
No jornalismo é possível trabalhar com televisão, rádio, impresso e web. Com a Internet o campo ganha novos contornos, em que um meio de comunicação contempla todas as mídias, exigindo um profissional multifuncional. Além do conhecimento técnico é necessário que o profissional tenha o compromisso ético e cidadão perante a sociedade. O jornalismo do futuro busca profissionais críticos, analíticos, que saibam trabalhar com diferentes tecnologias e dados e tenham conhecimento social, histórico e cultural. Há um grande campo de atuação em meios de comunicação, empresas – por meio de assessorias, em agências de publicidade e propaganda, instituições públicas ou de forma autônoma.
O futuro jornalista deve ser comunicativo, curioso, ter senso crítico, gostar de novas tecnologias, além de ter conhecimento cultural, social e histórico e, domínio da língua portuguesa. Pode se especializar em um tema, como cultura, economia, esporte, política, entre outros. O curso prepara os alunos para atuarem de forma investigativa, informativa, analítica e opinativa.
Coordenadora Prof. Dra. Alexandra Fante
http://lattes.cnpq.br/7694763665171271
Curso autorizado pelo MEC | Portaria 84 de 23/10/2017