Vinculado ao Curso de Arquitetura e Urbanismo, o Laboratório Modelo tem como finalidade dar suporte e complementação à formação profissional dos discentes, integrando atividades de ensino, pesquisa e extensão nas áreas de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo com ênfase na dinâmica de um escritório de arquitetura em sua formalidade real. O projeto agrega oportunidades de ganhos de conhecimento e de vivência profissional e social. O Laboratório configura-se como um escritório que desenvolve projetos arquitetônico e urbanos a partir de demandas internas e externas da instituição acadêmica. Prioriza-se os projetos de âmbitos institucionais e de entidades comunitárias da cidade. O foco do Laboratório é o desenvolvimento de estudos preliminares viabilizando a participação de acadêmicos do 2° ao 5° ano do curso da modalidade presencial e EAD. A metodologia empregada refere-se à prática arquitetônica de um escritório real, manipulado por professores de áreas pertinentes aos projetos abordados. Como resultado primordial do trabalho desenvolvido, firma-se contato e responsabilidade social entre alunos, instituição e comunidade externa através de um Termo de Cooperação.

O Laboratório Modelo no curso de arquitetura desenvolve a prática projetual em dois âmbitos de trabalho: o âmbito do edifício arquitetônico e no âmbito da paisagem / paisagismo. Ambos trabalhados desde a pequena e grande escala. A prática projetual é entendida como o processo de viabilização de um projeto arquitetônico e paisagístico em suas escalas conceituais e também detalhadas. A partir da viabilização e do entendimento desse processo, o Laboratório busca repassar aos discentes a formação integral da prática profissional de um arquiteto e urbanista.

São três professores da instituição que conduzem o Laboratório e suas atividades em período contra turno. Os professores são específicos em suas áreas proporcionando maior contato entre a tarefa acadêmica e a prática projetual profissional e marcadológica. Entende-se que deste modo, o Laboratório interage com o mercado de trabalho em suas vertentes mais aproximadas.

Em relação aos projetos desenvolvidos, busca-se integrá-los na viabilidade do Laboratório em relação ao trabalho e desenvoltura entre professores e alunos. Estabelece-se a complexidade trabalhada em nível de produção acadêmica fazendo com que os acadêmicos aprendam e não se desvinculam da atividade.

Ao fim, o acadêmico passa por todas as etapas de aprendizado para a materialização de um projeto real, vinculado à uma demanda realista da instituição, da cidade ou de órgãos conveniados com a Uningá. Deste modo, o Laboratório proporciona uma ferramenta de estágio vinculado diretamente ao corpo docente do curso perante à coordenação, atendendo as Diretrizes Curriculares que se destinam ao curso tanto em sua modalidade presencial, quanto na modalidade à distância.