O projeto ‘Visão sem Limites’ irá promover mais uma ação de integração e valorização da diversidade nesta quinta-feira, 10, das 14h às 16h, no Terminal Intermodal Urbano. A iniciativa é desenvolvida pela Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria da Pessoa com Deficiência, em parceria com a Uningá. A ação reunirá pessoas com baixa visão, cegos totais, cegos legais e surdocegos.
Nesta edição, a atividade contará com um sarau especial organizado pelos cursos de Terapia Ocupacional, Educação Física e Estética e Cosmética da Instituição. O espaço será transformado em um ambiente de convivência e expressão, reunindo apresentações musicais, performances de dança, exposição de artesanato, comidas típicas e outras experiências sensoriais preparadas pelos próprios participantes do projeto.
“Cada performance e cada peça carregam histórias, processos e significados que refletem a potência criativa e comunicativa de quem muitas vezes é subestimado por conta da deficiência”, destaca o coordenador do curso de Terapia Ocupacional, Profº Me. Carlos Eduardo Ramos Ataide.
O ‘Visão sem Limites’ tem como foco a promoção da autonomia por meio de estratégias práticas e suporte emocional. As atividades envolvem técnicas de orientação e mobilidade, apoio psicológico e educacional, além da aplicação de tecnologias assistivas que facilitam o dia a dia dos participantes. Tudo isso articulado para ampliar não apenas a capacidade de locomoção ou comunicação, mas a liberdade de escolha, de expressão e de pertencimento.