play_circle_outline
Investimento
R$ 1.200,00* mensais
+ 50% desconto
na 1ª Parcela (Matrícula)
Taxa Vestibular
Isento
* Parcelas diferenciadas.
Graduação Presencial / Noturno

AGRONOMIA - NOTURNO

Carga Horária: 3840 horas
Duração: 5 anos
O curso de graduação em Agronomia da UNINGÁ tem por objetivo formar profissionais capazes de gerar e desenvolver tecnologias para o desenvolvimento agropecuário.

MERCADO DE TRABALHO

O Engenheiro Agrônomo pode atuar em diferentes setores, tais como: manejo de espécies animais e vegetais para a produção de alimentos, matérias-primas e diversos produtos de uso social. Também possui forte atuação no melhoramento genético vegetal e animal, bem como na produção de sementes e mudas. Pode dedicar-se ao planejamento de construções rurais, ao manejo de recursos hídricos, como a irrigação e a drenagem ou ainda à mecanização e implementos agrícolas. Há crescente demanda pela dedicação à conservação da biodiversidade, paisagismo e jardinagem, à gestão de recursos florestais não-madeireiros, ao manejo, classificação e conservação do solo, de bacias hidrográficas e de recursos naturais renováveis. Por outro lado, também há demanda por atuação profissional dedicada ao controle de poluição na agricultura, ao desenvolvimento ou implementação de tecnologia de transformação e conservação de produtos de origem vegetal e animal, de nutrição e alimentação animal. Finalmente, o Engenheiro Agrônomo pode dedicar-se à questões socioeconômica rural, relacionadas ao planejamento e administração de unidades de produção agrícolas e relações de assessoria técnica aos agricultores.

OBJETIVOS GERAIS DO CURSO

O curso de graduação em Engenharia Agronômica (Agronomia) da UNINGÁ tem por objetivo formar profissionais capazes de gerar e desenvolver tecnologias para o desenvolvimento agropecuário, bem como de estabelecer um elo de ligação entre o homem do campo e os centros geradores de tecnologia, colaborando com a melhora da qualidade de vida das populações que vivem das atividades ligadas à terra, trabalhando para a sustentabilidade da agricultura.

PERFIL DO EGRESSO

O egresso do curso de graduação em Engenharia Agronômica (Agronomia) da UNINGÁ estará capacitado tanto sob o ponto de vista do progresso social quanto da competência científica e tecnológica. Assim, o egresso possuirá habilidades e competências para o desenvolvimento em elevado nível de cognição no que se refere aos conhecimentos próprios ao manejo dos sistemas agrícolas, bem como aos conhecimentos de outros campos ligados à área. O egresso estará apto para uma atuação equilibrada no que se refere às questões agrícolas-ambientais e de caráter humano. As atividades práticas realizadas durante seu curso garantem que o egresso seja capaz de atender ao desafio de auxiliar os agricultores na consolidação de suas expectativas, uma vez que o profissional compreende integralmente os sistemas agrícolas, nos seus aspectos técnicos, sociais e ambientais. A visão estratégica sobre a vocação agrícola regional também é contemplada, posto que o egresso reconhece os circuitos alimentares nos quais estão envolvidos os agricultores, seja localmente ou no contexto nacional.
Agroinformática
Química Geral
Anatomia e Fisiologia Animal
Biologia Vegetal
Bioquímica
Ciências Exatas
Ciências Sociais
Desenho Técnico
Introdução a Agronomia
Métodos e Técnicas da Pesquisa
Ecologia
Estatística
Entomologia e Zoologia Agrícola
Genética e Melhoramento Vegetal
Microbiologia Agrícola
Nutrição Animal (EAD)
Agrometeorologia e Climatologia
Solos Agrícolas I
Topografia
Física
Zootecnia
Fitopatologia Geral
Cultura Agrícolas I
Hidráulica e Hidrologia
Irrigação e Drenagem Agrícola
Máquinas e Mecanização Agrícola
Solos Agrícolas II
Olericultura e Horticultura
Geoprocessamento e Georreferenciamento
Administração e Empreendedorismo
Construções Rurais
Culturas Agrícolas II
Controle de Plantas Daninhas
Estágio Supervisionado I
Meio Ambiente e Sustentabilidade
Fruticultura
Tecnologia Pós - Colheita
Tecnologia de Produtos de Origem Animal e Vegetal
Tópicos Avançados em Agronomia I
Piesc I
Avaliações e Perícias Agrícolas
Comercialização e Marketing no Agronegócio
Agricultura de Precisão
Estágio Supervisionado II
Estágio Supervisionado III
Paisagismo, Parques e Jardins
Produção e Tecnologia de Sementes
Silvicultura
Economia Rural
Trabalho de Conclusão de Curso
Tópicos Avançados em Agronomia II
Piesc II
Optativas
Libras
Cooperativismo Rural
Empreendedorismo Agrícola
Gestão Agropecuária
close