Valor: 12 x R$ 445,00
Carga horária: 360 horas
Duração do Curso: 12 meses
Início Previsto: Segundo Semestre 2024
Público alvo: Enfermeiros, médicos, pilotos com nível superior e oficiais de segurança pública com nível superior, que sejam entusiastas e/ou tenham desejo de atuar na área de Atenção Aeroespacial, Transporte e Resgate Aeromédico.
Mundo do trabalho: O curso justifica-se pela necessidade de desenvolver competências que instrumentalizam profissionais enfermeiros, médicos, pilotos e Oficiais de Segurança Pública com nível superior para o fomento da prática voltada à assistência integral, resgate e transporte aéreo de pacientes graves. Considera-se os preceitos éticos e legais de cada profissão, com foco na segurança das operações aéreas, sistema de saúde e fisiologia de voo.
A saber, a Resolução nº 551/17 do Conselho Federal de Enfermagem, normatiza a atuação do enfermeiro no atendimento pré-hospitalar móvel e inter-hospitalar em aeronaves de asa fixa e rotativa, tornando-se obrigatório a formação em pós-graduação lato sensu. Esta inclusão, atrelada em evidências científicas, trouxe a necessidade de ampliar a disposição destes profissionais aos serviços aeromédicos.
Devido ao crescimento exponencial de aeronaves de resgate e transporte aéreo de paciente graves no Brasil, as instituições de saúde e segurança têm exigido cada vez mais a formação destes profissionais para atuar no cenário aéreo, visto às peculiaridades deste cenário que remetem a alterações fisiológicas nos pacientes graves, advindas da altitude. Diante deste cenário, o Centro Universitário Ingá - UNINGÁ oferta este curso de pós-graduação, com grande parte do corpo docente composto por renomados profissionais atuantes em serviços de operações aéreas brasileiros e estruturado conforme:
- Regulamento Brasileiro da Aviação Civil Nº 90 (RBAC 90 – Subparte C e O);
- Regulamento Brasileiro da Aviação Civil Nº 135 (RBAC 135);
- Instrução Suplementar nº 135-005 revisão A (IS nº 135-005A)
- Portaria Nº 2048 de 2002 do Ministério da Saúde;
- Normas CFM (Resolução Nº 2.221/18, Resolução Nº 1.971/03 e Resolução Nº 1.972/03);
- Normas Cofen (Resolução Nº 656/20 e Resolução Nº 660/20).
- Curso livre conforme a Lei nº. 9.394/96 e o Decreto nº. 5.154/04.
Este curso de pós-graduação pretende formar profissionais especializados em Atenção Aeroespacial, Transporte e o Resgate Aeromédico, em asa fixa ou rotativa, oportunizando o fomento das competências necessárias para exercer esta função com qualidade e segurança.
Objetivo geral: Capacitar o profissional enfermeiro, médico, piloto com nível superior e oficiais de segurança pública com nível superior, na Atenção Aeroespacial com ênfase no Transporte e Resgate Aéreo, com foco na área da Anatomia e Fisiologia Humana aplicadas à Fisiologia da Altitude e nas peculiaridades da utilização de aeronaves de asas rotativas e fixas, no Resgate Aéreo e Transferência Inter-hospitalar de pacientes graves.
Objetivos específicos:
- Apresentar conceitos históricos e legais inerentes ao transporte aeromédico;
- Apresentar subsídios para a compreensão da fisiologia e segurança de voo;
- Exercitar a reflexão crítica acerca do trabalho em equipe na atenção aeroespacial, transporte e resgate aéreo;
- Fornecer conhecimentos técnico-científicos, instrumentais e gerenciais do cenário aeroespacial no que tange à atenção ao paciente crítico;
- Propiciar subsídios para a identificação e prevenção de acidentes no cenário aeromédico;
- Desenvolver habilidades para atuação profissional na atenção aeroespacial, transporte e resgate aéreo de pacientes críticos.
Coordenador do curso: Prof. Dra. Nadia Raquel Suzini Camillo