Mensalidade R$ 270,00
Duração 4 anos
Titulação Bacharelado

50% de desconto
na primeira mensalidade

Sobre o curso

O bacharel em Biologia da UNINGÁ será preparado para exercer as funções descritas no Parecer CFBio no1/ 2010, que revisa as áreas de atuação do biólogo. Também, a formação do biólogo obedecerá a Resolução CFBio nº 227/2010, que dispõe sobre a regulamentação das atividades profissionais e das áreas de atuação do Biólogo em Meio Ambiente e Biodiversidade, Saúde, Biotecnologia e Produção, para efeitos de fiscalização profissional. Por fim, a formação do profissional considerará a Resolução CNE no 300/2012, que prevê a formação generalista do biólogo. De acordo com as Diretrizes Curriculares para os cursos de bacharelado em Biologia, o profissional a ser graduado pela UNINGÁ será direcionado a atuar na conservação da diversidade biológica e adequação ambiental de processos e serviços e preservação ambiental. Também, estará apto a compreender a estrutura e funcionalidade dos diversos ecossistemas, visando o uso e manejo sustentáveis dos recursos naturais. Ainda, o egresso poderá trabalhar com pesquisa básica e aplicada nos diversos campos da biologia (p. ex. botânica, ecologia, educação ambiental, genética, zoologia) e terá a formação necessária para a trabalhar com a manipulação de organismos vivos e processos biológicos.

O bacharelado em Biologia da UNINGÁ tem como objetivo formar profissionais qualificados e aptos a atuar em pesquisa, projetos, análises, perícias, fiscalização, emissão de laudos, pareceres e outros serviços nas áreas de meio ambiente, saúde e biotecnologia, e também no desenvolvimento de pesquisas e técnicas de estudo. Que sejam comprometidos com a melhoria da qualidade de vida, dentro dos preceitos da integralidade, ética, segurança e bem-estar físico, social e ambiental.

Em sua prática, é possível que o biólogo atue em laboratórios, reservas ambientais, empresas de consultoria, na busca de novos conhecimentos que proporcionem suporte para a área da saúde ou conservação e manejo dos ambientes naturais, de forma a garantir a biodiversidade do planeta, contribuindo assim para a melhoria da qualidade de vida da população. Outras áreas de atuação desse profissional são: arborização urbana, biologia forense, genética, biologia molecular, bioinformática, biorremediação, biossegurança, controle de vetores e pragas, monitoramento ambiental, ecodesign, microbiologia e vigilância ambiental.  As oportunidades de trabalho são maiores nas empresas e indústrias preocupadas com o impacto de suas atividades no meio ambiente. Os centros de pesquisa também são considerados como campos promissores para atuação do bacharel em Biologia.

 

Curso autorizado pelo MEC | Portaria 93 de 14/02/2017

Matriz Curricular

Bases Biológicas Integradas

Anatomia Humana

Metodologia e Técnicas de Pesquisa

Ciências Sociais

Química Geral e Orgânica

Bioquímica

Biodiversidade e Classificação de Seres Vivos

Zoologia de Protozoários, Parazoários e Metazoários

Botânica Estrutural

Fisiologia Humana

Microbiologia Básica e Imunologia

Parasitologia

Matemática e Física Aplicadas às Ciências Biológicas

Patologia

Toxicologia Ambiental

Zoologia de Moluscos e Artrópodes

Genética e Biologia Molecular

Fisiologia Vegetal

Geologia Ambiental

Ecologia Geral

Bioestatística

Evolução e Paleontologia

Estágio Curricular Supervisionado I

Zoologia de Deuterostômios

Gestão de Recursos Hídricos

Biologia da Conservação

Legislação Ambiental

Avaliação e Recuperação de Áreas Degradadas

Redação Científica

Optativa

Estágio Curricular Supervisionado II

Geoprocessamento em Estudos Ambientais

Últimas Notícias | Ver todas >

Acadêmicos do EAD UNINGÁ participam de Oficina de Fotografia

Alunos dos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Design Gráfico.

Educação Física da UNINGÁ desenvolve projeto sobre o corpo humano em CMEI  

O acadêmico de Educação Física da UNINGÁ, sob orientação da Professora Claudia Evangelista Coimbra, desenvolveram um projeto ensinando sobre o corpo humano.

UNINGÁ apoia curso de Capacitação de Profissionais para Rugby de Cadeira de Rodas 

O curso aconteceu na cidade por iniciativa da acadêmica da UNINGÁ, do 3º ano de licenciatura e coordenadora de projetos da equipe de Rugby de Maringá, Margrith Weiss, da Professora  da UNINGÁ Giovanna Xavier de Moura.