Mensalidade R$ 270,00
Duração 4 anos
Titulação Bacharelado

50% de desconto
na primeira mensalidade

Sobre o curso

O bacharel em Biologia da UNINGÁ será preparado para exercer as funções descritas no Parecer CFBio no1/ 2010, que revisa as áreas de atuação do biólogo. Também, a formação do biólogo obedecerá a Resolução CFBio nº 227/2010, que dispõe sobre a regulamentação das atividades profissionais e das áreas de atuação do Biólogo em Meio Ambiente e Biodiversidade, Saúde, Biotecnologia e Produção, para efeitos de fiscalização profissional. Por fim, a formação do profissional considerará a Resolução CNE no 300/2012, que prevê a formação generalista do biólogo. De acordo com as Diretrizes Curriculares para os cursos de bacharelado em Biologia, o profissional a ser graduado pela UNINGÁ será direcionado a atuar na conservação da diversidade biológica e adequação ambiental de processos e serviços e preservação ambiental. Também, estará apto a compreender a estrutura e funcionalidade dos diversos ecossistemas, visando o uso e manejo sustentáveis dos recursos naturais. Ainda, o egresso poderá trabalhar com pesquisa básica e aplicada nos diversos campos da biologia (p. ex. botânica, ecologia, educação ambiental, genética, zoologia) e terá a formação necessária para a trabalhar com a manipulação de organismos vivos e processos biológicos.

O bacharelado em Biologia da UNINGÁ tem como objetivo formar profissionais qualificados e aptos a atuar em pesquisa, projetos, análises, perícias, fiscalização, emissão de laudos, pareceres e outros serviços nas áreas de meio ambiente, saúde e biotecnologia, e também no desenvolvimento de pesquisas e técnicas de estudo. Que sejam comprometidos com a melhoria da qualidade de vida, dentro dos preceitos da integralidade, ética, segurança e bem-estar físico, social e ambiental.

Em sua prática, é possível que o biólogo atue em laboratórios, reservas ambientais, empresas de consultoria, na busca de novos conhecimentos que proporcionem suporte para a área da saúde ou conservação e manejo dos ambientes naturais, de forma a garantir a biodiversidade do planeta, contribuindo assim para a melhoria da qualidade de vida da população. Outras áreas de atuação desse profissional são: arborização urbana, biologia forense, genética, biologia molecular, bioinformática, biorremediação, biossegurança, controle de vetores e pragas, monitoramento ambiental, ecodesign, microbiologia e vigilância ambiental.  As oportunidades de trabalho são maiores nas empresas e indústrias preocupadas com o impacto de suas atividades no meio ambiente. Os centros de pesquisa também são considerados como campos promissores para atuação do bacharel em Biologia.

 

CURSO AUTORIZADO PELO MEC | RESOLUÇÃO N.° 84, DE 23 DE OUTUBRO DE 2017.

 

 

Matriz Curricular

Bases Biológicas Integradas

Anatomia Humana

Metodologia e Técnicas de Pesquisa

Ciências Sociais

Química Geral e Orgânica

Bioquímica

Biodiversidade e Classificação de Seres Vivos

Zoologia de Protozoários, Parazoários e Metazoários

Botânica Estrutural

Fisiologia Humana

Microbiologia Básica e Imunologia

Parasitologia

Matemática e Física Aplicadas às Ciências Biológicas

Patologia

Toxicologia Ambiental

Zoologia de Moluscos e Artrópodes

Genética e Biologia Molecular

Fisiologia Vegetal

Geologia Ambiental

Ecologia Geral

Bioestatística

Evolução e Paleontologia

Estágio Curricular Supervisionado I

Zoologia de Deuterostômios

Gestão de Recursos Hídricos

Biologia da Conservação

Legislação Ambiental

Avaliação e Recuperação de Áreas Degradadas

Redação Científica

Optativa

Estágio Curricular Supervisionado II

Geoprocessamento em Estudos Ambientais

Últimas Notícias | Ver todas >

UNINGÁ abre seleção para PIBIC CNPq

São 04 Bolsas de Iniciação Científica do “Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica – PIBIC” do CNPq, para discentes de cursos de graduação da UNINGÁ, referente ao período letivo de 2019/2020.

Acadêmico de Engenharia Elétrica da UNINGÁ fica entre os 3 melhores TCC do PR

De acordo com o CREA-PR, o Trabalho de Conclusão de Curso do Ewerton Seiti Maeda, ficou entre os três melhores do estado do Paraná na Modalidade Elétrica.

II Ciclovet de Medicina Veterinária da UNINGÁ encerra com minicursos

Foram três dias com palestras, apresentação de trabalhos científicos e minicursos.